A atuação rápida e eficiente da GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapira novamente salvou a vida de um bebê no final da manhã desta segunda-feira (16).
Eram por volta das 11h30 quando a comandante da corporação, Patrícia Zacariotto, foi surpreendida pelo pai do menino que chegou correndo à base da GCM, no Jardim Magali, em total desespero.
Ele carregava nos braços o filho de apenas três meses de vida que estava engasgado, com as vias aéreas obstruídas. Por morador perto da base, ele decidiu buscar por ajuda diretamente com a GCM.
“Eu estava saindo para o almoço e vi o pai correndo com o bebê em direção à base da Guarda, aí já parei e perguntei o que estava acontecendo. Ele me disse que a criança estava sem respirar, engasgada, e já comecei com as manobras”, contou a comandante.
Imediatamente ela iniciou a chamada Manobra de Heimlich no bebê, que já estava com uma coloração roxa na pele. Felizmente a voltou a respirar, ainda que de maneira fraquinha. Policiais militares que patrulhavam pela Rua Almirante Barroso também pararam para ajudar.
Enquanto isso o supervisor operacional da corporação, GCM Cavallaro, já saiu com uma viatura e embarcaram com a criança, indo diretamente para o Pronto Socorro do Hospital Municipal.
Durante o trajeto, Patrícia também realizou sucção oral na criança, que aos poucos foi retomando a respiração em ritmo normal. No Hospital Municipal, eles já eram aguardados pela equipe médica que assumiu o atendimento.
Felizmente, segundo apurado pela reportagem, a criança agora passa bem e segue em observação. “Foi um grande alívio quando percebemos que o bebê já estava respirando e quando nos disseram que estava tudo bem com ele. É um misto de sentimentos, mas a angústia deu lugar ao alívio e à emoção”, finalizou Patrícia.