publicidade - anuncie aqui

A Acei (Associação Comercial e Empresarial de Itapira) vem alertando os comerciantes do município sobre vários registros de tentativas de golpe que envolvem pagamentos fraudulentos via PIX.

Responsável pelo setor jurídico da entidade, o advogado Gabriel Correa explicou que a operação criminosa dos golpistas consiste em fazer a compra e enviar um comprovante falso do pagamento, geralmente encaminhado por uma pessoa que não está presente no estabelecimento.

O alerta foi motivado pelo relato do proprietário do Supermercado Geoli, Anderson Gelain. Ele compartilhou em um grupo de WhatsApp formado exclusivamente por empresários do setor supermercadista, uma tentativa de golpe recente no estabelecimento que dirige.

No dia 24 de janeiro, três mulheres, uma delas com um bebê de aproximadamente cinco meses, fizeram uma compra no valor de R$ 900. Posteriormente transferiram a responsabilidade do valor a ser pago via PIX para outra pessoa, que não estava presente no supermercado.

O comprovante foi encaminhado, aparentemente editado, bem semelhante aos dados de uma transação legítima.

“Quando o valor não foi creditado, as mulheres afirmaram que chamariam a pessoa que estaria no carro estacionado na rua para resolver. Impedimos que levassem as compras e elas saíram e não retornaram”, contou Gelain.

Ocorrência semelhante foi verificada no Supermercado Vila Izaura, em 31 de dezembro do ano passado, quando dois rapazes fizeram compras de final de ano, totalizando R$ 800, e também tentaram aplicar o mesmo golpe.

“Enviaram um comprovante falso e o valor não foi creditado em nossa conta. Alegaram que demoraria algum tempo e que voltariam mais tarde para buscar as compras. Estamos esperando até agora”, contou o proprietário do supermercado, Paulo César Gervazoni.

O Supermercado Ponaci foi alvo da mesma tentativa no mês passado e felizmente o golpe também não se consumou.

  • ATENÇÃO

Correa ressalta a importância dos estabelecimentos ficarem atentos para esse tipo de transação e adotarem medidas de segurança para evitar cair nas armadilhas dos golpistas.

“É crucial interromper imediatamente as negociações ao perceberem que se trata de um golpe e, em seguida, registrar um Boletim de Ocorrência para informar as autoridades policiais”, informa o advogado.

O delegado titular de Itapira, Anderson Cassimiro de Lima, chama a atenção para os cuidados redobrados com os meios eletrônicos de pagamento. “Os meios eletrônicos requerem um cuidado maior. A recomendação principal é sempre ter muita atenção”, reitera.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui