Está confirmada para este sábado (6) a primeira edição da festa Acesa – formato de evento que reúne diferentes formas de arte que dialogam entre si por meio da projeção de videoarte, como são conhecidas as obras que se utilizam do vídeo como um suporte artístico.
As atividades, que são gratuitas e abertas ao público, acontecem na Casa da Cultura ‘João Torrecillas Filho’, no Parque Juca Mulato, com início às 18h00. O evento é realizado por meio da Lei Paulo Gustavo, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Itapira.
Na prática, a festa Acesa contará com principal atrativo a projeção de videoarte em um dos prédios mais icônicos da cidade ao som da discotecagem de DJs convidados especialmente para o evento.
As projeções serão de imagens que retratam a Congada Mineira de Itapira a partir de fotografias captadas por Gabriel Duzzi e Luís Galaverna durante a Festa de Maio de 2023 e cujo processo criativo passou por intervenções analógicas e digitais de outros artistas convidados.
De acordo com o produtor cultural e DJ João Oliveira, idealizador do evento, a ideia da festa partiu da tendência de projeção de imagens, em movimento ou não, em prédios e outros imóveis especialmente nas grandes cidades.
“Me lembro que no período da pandemia o cantor Criolo lançou um clipe através de projeção na fachada de um prédio em São Paulo. Essa e outras experiências que eu vi na capital me chamaram muito atenção, pois é uma oportunidade de usar a própria cidade como suporte para a arte”, explica.
Oliveira lembra que o projeto ganhou corpo a partir da abertura do edital da Lei Paulo Gustavo, que incentiva e financia projetos ligados principalmente ao setor audiovisual.
“Dessa forma, fiquei pensando em como criar uma festa com discotecagem, que tem sido a minha principal área de atuação como produtor, trazendo ela para a linguagem do audiovisual”, completa.
Para criar as projeções que transformarão a Casa da Cultura em um ‘telão a céu aberto’, a organização do evento contou com a participação de vários artistas.
Primeiro, as fotos foram entregues ao artista visual e contemporâneo Danilo Cunha, que fez intervenções analógicas no papel fotográfico, e para a designer e ilustradora Mônica Machado, responsável pela intervenção digital principalmente por meio de colagens e ilustrações.
Depois disso, as imagens foram compiladas pela editora de vídeo Naíla Delalana, resultando na criação de duas videoartes que serão projetadas durante a festa. Enquanto as imagens são exibidas, a música também tomará conta do espaço público com os DJs Big T e a DJ Carol Selecta.
O evento também contará com vendas de bebidas. A classificação etária é livre e a expectativa é que programação se estenda até por volta das 23h00.