Foram quase três horas de informações sobre morcegos (Paulo Bellini/ItapiraNews)
publicidade - anuncie aqui

Agentes da Defesa Civil e integrantes dos Bombeiros Voluntários de Itapira participaram de um treinamento ministrado pelo responsável técnico do Serviço de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, o médico-veterinário Rodrigo Bertini.

O tema abordado foi ‘Os Morcegos, Suas Funções na Natureza e o Que Podemos Fazer para Manejá-los’. Com quase três horas de duração, a palestra mobilizou 16 componentes das corporações e aconteceu na noite de quarta-feira (15), na sede da Defesa Civil.

Foram expostas várias situações que compõem o dia a dia dos agentes nas ocorrências com morcegos. O palestrante utilizou ainda recursos audiovisuais – inclusive foi apresentado um vídeo produzido pelo Instituto Pasteur – para tornar mais clara e didática a compreensão do assunto.

“A intenção da palestra foi que todos passem a falar a mesma língua quando a ocorrência envolver morcegos, para padronizar os procedimentos. Existem alguns detalhes na legislação que são proibidos. Morcego é animal silvestre protegido por lei”, lembrou Bertini. “Buscamos o bom entrosamentos entre as corporações nesses casos específicos”, completou.

Bertini ministrou mais um treinamento à Defesa Civil e Bombeiros Voluntários (Paulo Bellini/ItapiraNews)

No trabalho executado diariamente no município, tanto a Defesa Civil quanto os Bombeiros Voluntários são acionados para atendimento de casos que envolvem várias espécies de animais silvestres, entre eles o morcego. “Encontrou morcego no chão, seja morto ou parado, aparentando estar doente, o animal deve ser recolhido e conduzido ao Controle de Zoonoses para a tomada das medidas corretas”, reforçou Bertini. “O morcego não deve ser solto na natureza em hipótese alguma”, alertou.

Bertini também tratou de outros detalhes importantes relacionados aos morcegos, como manejo correto, desalojamento, espécies e doenças provocadas, entre outros. Reafirmou que a manipulação incorreta representa grande perigo, já que pode provocar o estresse do animal e, consequentemente, ativar o vírus da raiva.

“Pudemos ampliar o conhecimento dos agentes que, no dia a dia do trabalho, se deparam com situações bem parecidas sobre aquelas que foram transmitidas”, completou o médico-veterinário. Este foi o segundo treinamento do ano dirigido por Bertini aos agentes da Defesa Civil. O primeiro aconteceu em fevereiro, quando a abordagem foi sobre ‘Animais Peçonhentos de Interesse em Saúde – Serpentes’.

  • MAMÍFEROS

Os morcegos compõem 70% da fauna de mamíferos do planeta. São responsáveis pelo controle da população de animais silvestres pela transmissão do vírus da raiva, por meio das mordidas alimentares dos morcegos vampiros (Desmodus rotundus).

Como são reservatórios do vírus rábico, os morcegos necessitam de um correto manejo para que não estressem e desenvolvam a doença, que pode ser transmitida a animais de interesse econômico, animais domésticos e também ao homem.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui