Aipa celebra 60 anos de atuação em Itapira (Paulo Bellini/Itapira News)
publicidade - anuncie aqui

A Aipa (Associação Itapirense de Preparo do Adolescente) completou na última quarta-feira, 1º de maio, 60 anos de história, trazendo uma série de eventos e atividades para celebrar o importante marco.

Desde a última semana, a sede da instituição, localizada à Rua Firmino Vieira da Silva Campos, 155, na Vila Boa Esperança, está sendo palco de uma exposição especial do material histórico da Aipa, contando com fotografias, máquinas de escrever usadas pelos alunos e informações sobre a trajetória da associação. 

“Estamos muito felizes em compartilhar nossa história com a comunidade e em celebrar as conquistas alcançadas ao longo dessas seis décadas”, destacou o atual presidente da associação, Antônio Carlos Crivelaro.  

Como parte do cronograma de atividades, na quarta-feira (1º) dia do aniversário, foi celebrada uma missa na Igreja Santo Antônio, que contou com a participação dos colaboradores e dos jovens aprendizes. 

Na sexta-feira (3), foi realizado um Culto Ecumênico – que reuniu várias celebrações religiosas – na sede da associação a partir das 18h00, que contou também com palestras e apresentações sobre a Aipa. 

“Recebemos uma média de 90 pessoas, algumas autoridades compareceram e compartilhamos um pouco da nossa história”, comentou Crivelaro.

A programação festiva continuou com uma balada no domingo (5), realizada no Clube da Saudade, com show do Trio Arena para animar os presentes. O evento foi fechado aos jovens aprendizes. 

Além desses eventos, está previsto um coquetel para empresas parceiras e convidadas no final de junho, como momento de confraternização e reconhecimento mútuo entre as organizações participantes.

Jair Alves Pinto, diretor secretário e presidente do conselho da Aipa, destacou a importância da celebração dos 60 anos da instituição. “É um momento especial para nós, onde podemos olhar para trás e ver o impacto positivo que tivemos na vida de tantos jovens ao longo das décadas”. 

  • HISTÓRIA 

A história da Aipa remonta a 1964, quando foi idealizada pelo Padre Matheus Ruiz Domingues, que foi o primeiro presidente da associação, quando ainda era chamada de Guarda Mirim de Itapira.

Desde então, a associação tem desempenhado um papel fundamental na formação e inserção de jovens no mercado de trabalho. O primeiro instrutor foi o soldado da Polícia Militar, Juvenal Leite, na época em que o país passava pelo período da ditadura militar.

Em 1968, a instituição iniciou a sua parceria com empresas da cidade, levando os jovens a terem uma iniciação profissional como aprendizes em escritórios, bancos, repartições públicas, lojas, oficinas, indústrias, comércio em geral, entre outros.

No dia 4 de dezembro de 1976, a entidade abriu suas portas para as meninas que começaram a ser encaminhadas para atividades. Elas eram requisitadas como auxiliares de escritório, recepcionistas, auxiliares de vendas, atendendo o mercado de trabalho da época.

A partir da década de 1990, toda a diretoria da instituição passou a ser composta por associados do Lions Clube de Itapira, prevalecendo este critério até os dias atuais.

Após a regulamentação da Lei do Aprendiz, a diretoria estabeleceu um novo e eficiente modelo de gestão, devidamente normatizada estatutariamente e registrada na JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo), sob o nome de Aipa (Associação Itapirense de Preparo do Adolescente).

Foi também nesse período que a associação iniciou um sistema organizacional para que pudesse registrar todos os adolescentes atendidos como jovens aprendizes e dessa maneira atender a lei.

Conquistado o registro em carteira, outro passo importante foi o início da construção de uma nova sede, muito mais ampla e adequada para atender esses jovens e, sobretudo, a legislação vigente. A inauguração ocorreu no início de 2007, o prédio foi edificado numa área cedida pelo Lions Club de Itapira e doado finalmente em 2008 pelo Poder Executivo.

Atualmente, a associação conta com uma equipe de 19 pessoas, incluindo psicólogos, assistentes sociais, educadores, jovens aprendizes, profissionais de recursos humanos e recepcionistas, todos dedicados a oferecer suporte e orientação aos jovens participantes.

A diretoria atual é composta por membros do Lions Club de Itapira, que atuam de maneira voluntária, sendo eles: Presidente Antonio Carlos Crivelaro, Diretor Financeiro Salvador José Bacchin, Diretor Secretário Jair Alves Pinto e Diretor Patrimônio Antonio Carlos Rossi Junior. Além disso, o Conselho de Administração é liderado pelo Presidente Jair Alves Pinto, e inclui Antonio Carlos Crivelaro, Augusto Cesar Rossi, Cláudio Antonio Silvestrin, Francisco de Assis Trevelin, Hélio Citrângulo, Valmir Nani e Sueli Martin Crivelaro.

Antônio Carlos Crivelaro e Jair Alves Pinto, ambos da diretoria da Aipa (Paulo Bellini/Itapira News)

Ao longo dos anos, a Aipa estabeleceu parcerias com mais de 50 empresas locais, proporcionando oportunidades de aprendizado e emprego para centenas de jovens. 

Até abril de 2024, a associação empregava 220 jovens em diversas empresas, além de oferecer cursos de capacitação para outros 140. Em 2023, 106 jovens que começaram com trabalhos por meio da Aipa firmaram contratos diretamente com as empresas. 

“Nossas parcerias com as empresas são fundamentais para garantir que os jovens tenham acesso a oportunidades de emprego e desenvolvimento profissional. Estamos comprometidos em continuar fortalecendo essas parcerias para beneficiar ainda mais os jovens da nossa comunidade”, completou Jair. 

Associação está localizada à Rua Firmino Vieira da Silva Campos, 155, na Vila Boa Esperança (Paulo Bellini/Itapira News)

  • CONVÊNIOS 

Além do trabalho desenvolvido na formação educacional e profissional dos jovens, a Aipa tem fortalecido suas parcerias com instituições locais para ampliar ainda mais seu impacto na comunidade. 

Recentemente, estabeleceu uma parceria com a Apae, visando oferecer oportunidades de aprendizado e inserção no mercado de trabalho para os jovens atendidos pela entidade.

“Por meio dessa colaboração, proporcionamos orientação e oportunidades de inserção no mercado de trabalho para os jovens da Apae”, comentou Jair. 

Outra parceria importante é com a Prefeitura, especialmente para trabalhar com jovens em situação de vulnerabilidade social. Esse convênio, firmado com o Centro de Convivência do Istor Luppi, permite que a Aipa ofereça suporte educacional e profissional a 17 jovens, contribuindo para sua integração na sociedade e para o desenvolvimento da comunidade. 

“Nosso objetivo sempre foi oferecer oportunidades de aprendizado e crescimento para os jovens de Itapira e região, e continuaremos trabalhando incansavelmente para alcançar esse objetivo”, finalizou Crivelaro. 

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui