
A unidade móvel do programa ‘Alimente-se Bem – Cozinha Brasil’ do SESI (Serviço Social da Indústria) encerrou na última segunda-feira (2) o ciclo de cursos de gastronomia gratuitos à população de Itapira.
A carreta permaneceu estacionada defronte à Casa da Cultura ‘João Torrecillas Filho’, no Parque Juca Mulato, desde o início de abril. Segundo a Prefeitura, o programa atendeu aproximadamente 420 pessoas nos cursos de quatro horas de duração que foram oferecidos nos períodos da manhã e da noite.
O programa foi desenvolvido através de parceria com as secretarias de Promoção Social e de Educação, com o objetivo oferecer ao público itapirense alternativas culinárias saudáveis. Os temas abordados compreenderam desde o melhor aproveitamento dos alimentos até dicas para refeições destinadas a pessoas com diabetes, hipertensão e obesidade.
Ao todo foram seis cursos: Alimente-se Bem Frutas e Hortaliças, Sabor na Medida Certa Obesidade, Sabor na Medida Certa Hipertensão, Sabor na Medida Certa Colesterol, Sabor na Medida Certa Diabetes e Alimentação Saudável na Terceira Idade.
A aposentada Maria Terezinha Bueno Negretti, 69 anos, conseguiu se inscrever e participar de todos os cursos e elogiou o serviço. “Eu fiquei sabendo dos cursos através do jornal e como gosto muito de cozinhar resolvi me inscrever. Não perdi nenhum”, conta. Depois de aprender as novas receitas ela também decidiu implantar os métodos no dia a dia e repassar as dicas aos familiares e amigos. “De todos o que mais gostei foi o de Frutas e Hortaliças e já comecei a fazer bastante coisa em casa e aproveitar mais as coisas. Eu comprei até livros pra minha irmã e para minha filha, que viram as receitas e gostaram”.
Heloísa Helena de Lima Teixeira, 49 anos, e Beatriz Pires Ferreira, 64 anos, ambas aposentadas, também aprovaram os cursos. “Eu achei muito positivo, porque hoje em dia a alimentação é muito embutida e industrializada. Agora posso tentar elaborar uma alimentação mais saudável junto com a minha família. Não é fácil, mas aos poucos a gente consegue adequar e mudar os hábitos”, declarou Heloísa. “Pra mim o melhor foi aprender a cozinhar para diabéticos, porque sou diabética. As nutricionistas mandam reduzir tudo, mas não ensinam a fazer. E aqui elas ensinaram”, resumiu Beatriz. Todas as alunas dos cursos receberão diplomas que serão entregues pela Secretaria Municipal de Educação.
Experiências

Duas nutricionistas do SESI do Espírito Santo aproveitaram a estadia da unidade móvel do programa Alimente-Se Bem em Itapira para conhecer de perto a metodologia das aulas. Elas estiveram na cidade no último dia 28 e acompanharam as aulas. “Nós já executamos algumas ações, inclusive bem parecidas com a do Estado de São Paulo. Estamos aqui conhecendo os novos cursos e tecnologias que eles estão oferecendo”, disse Bárbara Avelar. “Estamos querendo ampliar nosso leque de temas e carga horária. E São Paulo é referência. Viemos vivenciar essa experiência para avançar um pouco mais no Espírito Santo”, complementou Júlia Barbieri.
Elas passaram um dia todo com a equipe de Mogi Guaçu que atuou em Itapira e aprovaram principalmente os livros elaborados para cada aula, bem como a variedade de temas e receitas. “Já estamos elaborando um livro da ‘Cozinha Capixaba’, mas vamos verificar a nossa demanda para introduzir essas cartilhas para cada curso específico”, explicou Júlia. Outro elogio das duas nutricionistas foi relacionado à parceria entre o SESI e a Prefeitura. “O que estamos observando aqui é que essa parceria é muito interessante. Ganha a Prefeitura e ganha a população. Esse relacionamento é algo que queremos levar para o Espírito Santo”, concluíram.