A itapirense Isabelly Vitória Sobral Duarte, 16, já conta os segundos para saborear a primeira experiência de caráter internacional.
A estudante do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual ‘Benedito Flores de Azevedo’ foi uma das 500 selecionadas do Programa ‘Prontos Pro Mundo’ e ganhou a oportunidade de participar de um intercâmbio de três meses no Canadá.
A expectativa é que o embarque da primeira turma aconteça no início de 2025. O feito alcançado pela adolescente encheu de orgulho não somente os familiares, mas toda comunidade escolar onde estuda.
Isabelly ficou na 86ª posição da classificação geral, com nota de intercâmbio de 8,51. Outro itapirense foi contemplado pelo programa estadual. Arthur Rodrigues de Oliveira, da Escola Estadual ‘Antônio Caio’, somou 8,50 e também seguirá para o Canadá.
A aluna recorda da emoção de quando foi informada da aprovação no programa. Depois de ser acometida por uma forte dor de cabeça e enfrentar uma exigente semana de provas, foi chamada à sala da direção da ‘Benedito Flores’.
“Todos estavam com uma cara muito brava, muito fechada. Pensei: o que será que aconteceu? Perguntava e ninguém falava nada. Daí a diretora (Patrícia de Toledo Adorno) levantou um papel mostrando que eu tinha sido aprovada no ‘Prontos Pro Mundo’. Fiquei muito feliz. Os professores estavam todos lá e me emocionei muito”, detalha.
Até mesmo a mãe, a advogada Viviane de Oliveira Sobral Duarte, foi surpreendida por uma espécie de ‘pegadinha’. Ela foi chamada à unidade de ensino porque a filha não passava bem e ao entrar na sala, a própria Isabelly exibiu a notícia escrita em uma folha de papel: ‘Mãe, vou para o Prontos Pro Mundo’. “Foi uma emoção só. Todo mundo chorou”, lembra.
Serão três meses em uma cidade canadense ainda não divulgada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. “Vamos ficar estudando durante todo esse período”, explica Isabelly. “Ela vai ficar em casa de família. Para o Canadá serão destinados 150 aprovados no programa”, conta o pai, o gestor em tecnologia Wágner Ulisses Duarte.
O prazo para confirmação do interesse pela vaga terminou quinta-feira (26), quando a família se mobilizou no preenchimento de vários formulários.
- ENTUSIASMO
Isabelly está entusiasmada com a chance de participar da primeira experiência fora do país. “São portas que serão abertas para mim em um nível absurdo. A gente sabe que está difícil arrumar um emprego ultimamente, ainda mais um que exige uma segunda língua. Como estou indo para o Canadá, minhas expectativas são de que eu volte falando fluentemente o inglês”, complementa.
De início a estudante não apostava muito que seria selecionada no ‘Prontos Pro Mundo’. No dia da prova com conteúdo exclusivamente em inglês, um problema no microfone do computador fez com que perdesse as cinco primeiras questões. “Minha filha estava tão desacreditada de que iria ser aprovada que fez a inscrição para um outro programa de intercâmbio (Jovens Embaixadores). Mas ela deu seu melhor e arrasou”, celebra Viviane.
A família, formada ainda pela caçula Kamilly Riana Sobral Duarte, 11, vive um misto de felicidade absoluta e angústia, já que a filha mais velha ficará três meses no exterior, em um país com uma cultura completamente diferente. “O coração está na mão”, garante o pai. “Mas é um orgulho muito grande saber que ela está tendo esta oportunidade. Mesmo vindo de escola pública, é gratificante saber que minha filha sempre deu o máximo. Todo mérito é dela. Estou muito orgulhosa. Era um sonho da Isabelly desde criança estudar fora do país”, confessa Viviane.
A estudante ainda fez questão de enaltecer a qualidade do ensino oferecido na ‘Benedito Flores de Azevedo’. “É uma escola incrível. É muito gratificante estudar lá. Às vezes é muito puxado, porque a gente fica o dia inteiro na escola. Mas quando você vê os resultados que tudo isso dá, sabe que é para o nosso bem”, elogia.
Participar de desafios em concursos culturais não é novidade para Isabelly, que já ganhou dois notebooks em ações desenvolvidas pela Arteris Intervias.
- PROGRAMA
O programa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo divulgou a lista com os selecionados no dia 12. O intercâmbio tem duração de três meses e é 100% gratuito, com todos os custos e organização providenciados pela pasta estadual.
Os alunos recebem também verbas para custos que antecedem a viagem e uma bolsa intercâmbio para as despesas pessoais durante a estadia no exterior. São cinco destinos previstos: Austrália, Canadá, Grã-Bretanha, Irlanda e Nova Zelândia.
Durante o período, os estudantes serão matriculados em escolas de Ensino Médio (high school) locais e ficarão hospedados em casas de família. Os selecionados participaram de um curso intensivo de inglês oferecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, após pré-seleção com base no desempenho na edição de 2023 do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).