Aluna do sexto semestre de Gestão da Produção Industrial na Fatec (Faculdade Estadual de Tecnologia) ‘Ogari de Castro Pacheco’, a itapirense Marina Pereira dos Reis Rodrigues, 21, já vive a experiência única de participar de um intercâmbio nos Estados Unidos.
Desde o dia 10 de fevereiro ela está em Chicago, onde desembarcou para uma profunda imersão no idioma inglês na escola ELS Language Centers. Marina permanece em solo norte-americano até 9 de março, quando então retorna para Itapira.
Motivada pelo desejo de amadurecimento e focada em encarar novos desafios, a estudante vislumbrou a oportunidade de expandir horizontes ao enfrentar uma viagem sozinha pela primeira vez, e ainda por cima internacional.
“É a primeira viagem que faço sozinha e a primeira vez saindo do país. Acredito que já deu para ter uma noção da aventura”, relata. “O intercâmbio é um desafio extremo. Aqui as emoções florescem mais, oscilam o tempo todo. A saudade de casa, amigos, namorado e família, não é fácil. Porém essa experiência está mudando minha perspectiva de vida”, acrescenta.
A decisão de se inscrever no intercâmbio foi tomada após tomar conhecimento do programa por meio de divulgações na faculdade e nas redes sociais do Centro Paula Souza. Marina confessa que, inicialmente, não tinha tanta certeza sobre os motivos que a levaram a aderir à iniciativa, mas acredita que a busca pelo amadurecimento tenha sido um dos fatores determinantes.
Ressaltou ter pensado diversas vezes em não aceitar a oportunidade, mas a irresistível proposta a fez superar as hesitações. “Na verdade, ainda não sei o porquê me inscrevi no intercâmbio. Acredito que minha motivação foi para encarar um novo desafio, apesar de jamais ter imaginado que daria certo. O intercâmbio é uma oportunidade simplesmente inexplicável e eu não poderia deixar passar”, pontua.
- GRATIDÃO
Marina fez questão de agradecer à Fatec Itapira, One Operadora e à Assessoria de Relações Internacionais – Arinter do Centro Paula Souza, pela organização eficiente que tem contribuído para uma vivência enriquecedora no exterior. O intercâmbio, segundo argumentou, “representa um desafio extremo que está moldando minha personalidade e abrindo portas para um futuro cheio de possibilidades”.