Érico Guimarães, de boné, comemora classificação e oportunidade (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

A Fatec (Faculdade Estadual de Tecnologia) Itapira ‘Ogari de Castro Pacheco’ comemora a aprovação do primeiro estudante da unidade em um programa de intercâmbio internacional. Matriculado no 4º semestre do curso superior em Gestão da Tecnologia da Informação (GTI), Érico Guimarães, 42, foi aprovado para cursar seis meses em uma das mais renomadas faculdades da Europa, o Instituto Politécnico de Guarda, em Portugal.

De malas prontas, Guimarães embarcou na noite de sexta-feira (6), às 23h20, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP) com destino a Lisboa. Os últimos 316 quilômetros até Guarda foram percorridos de trem, totalizando 36 horas de viagem. Selecionado entre mais de 1,5 mil concorrentes de 68 Fatecs, Guimarães foi um dos 25 escolhidos para participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional do Centro Paula Souza.

“Soube do concurso de bolsa através do sistema de gestão acadêmica da faculdade em meados de setembro do ano passado e resolvi me inscrever. Preenchi o cadastro sem muitas expectativas e recebi a notícia que havia sido selecionado cerca dois meses depois quando me preparava para começar uma prova através de um professor. Depois da avaliação fui verificar o resultado no site e descobri que o meu PP (Percentual de Progressão), índice que mede o desempenho dos alunos ao longo do curso, era um dos maiores”, explicou.

A bolsa de intercâmbio oferecida pelo programa do Centro Paula Souza possui duração de seis meses e prevê apenas a isenção das taxas acadêmicas nas instituições de ensino que mantêm convênio com a autarquia estadual. “A princípio não sabia como iria fazer para arcar com os custos da viagem e hospedagem, mas resolvi mesmo assim aceitar o convite. Quando preenchi a inscrição minha primeira opção era o Instituto Politécnico de Bragança, também em Portugal. Depois indiquei interesse para Guarda que possui um curso especialmente voltado a área de Tecnologia da Informação e por último a Espanha”, recordou.

Formado em Administração, Guimarães vivenciará pela primeira vez a experiência de um intercâmbio acadêmico. “Estou muito contente de ter uma oportunidade como essa estudando em uma faculdade pública dentro da minha cidade. É uma experiência que pouquíssimas pessoas têm e que eu nunca imaginava que teria. Realizei o vestibular da Fatec Itapira buscando uma especialização e outra área, vislumbrando o empreendedorismo e não me arrependo da escolha. A qualidade do ensino é excelente e a prova disso é o reconhecimento das instituições internacionais. Sem isso certamente não haveria o convênio”, pontuou.

Durante o período em que estiver em Guarda, Guimarães cursará seis disciplinas no curso de Gestão da Tecnologia da Informação. “Espero poder trazer muito conhecimento na bagagem para compartilhar posteriormente com o meu grupo de estudos. Um dos diferenciais dos cursos ofertados pelas Fatecs é sem dúvida a disciplina de Projeto Interdisciplinar, onde o aluno é forçado a desenvolver um projeto com viés empreendedor que pode virar uma startup, como é o caso do trabalho que estou desenvolvendo em parceria com outros colegas de curso. Neste ponto entra a experiência profissional dos docentes a maioria mestre e doutores em suas áreas de atuação”, frisou.

O retorno do aluno ao país deve acontecer no segundo semestre. O diretor da Fatec Itapira, Paulo Fernando Barbieri parabenizou Guimarães pela conquista e ressaltou “que é motivo de orgulho ter um representante participando de um programa de intercâmbio internacional e que essa oportunidade só ressalta a certeza de que no meio discente da Fatec local há alunos muito bem capacitados”, disse.

A Fatec Itapira abre no dia 8 de maio o período de inscrição para o Vestibular – 2º Semestre de 2018. Ao todo a unidade oferece um total de 120 vagas dividas em três cursos superiores Gestão da Tecnologia da Informação (40 vagas/noite), Gestão da Produção Industrial (40 vagas/noite) e Gestão Empresarial (40 vagas/noite). Outras informações sobre processos seletivos, concursos, eventos e oficinas desenvolvidas pela Fatec Itapira podem ser obtidas através do site www.fatecitapira.edu.br; na fan page Fatec Itapira ou pelos fones (19) 3843.1996, 3843.7537 e 3863.5210.