Interação entre atores e público da Apae: espetáculo trabalha com questões sensoriais (Paulo Bellini/ItapiraNews)
publicidade - anuncie aqui

Um grupo de mais de 40 alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Itapira teve a oportunidade de participar de uma experiência cultural enriquecedora.

Os estudantes foram convidados pela direção da Cia. Talagadá para conferir em primeira mão o espetáculo teatral infantil ‘Dentro D’água’, que estreou no município na sexta-feira (15).

Pela manhã, 19 assistidos foram recepcionados no Projeto Garagem Arte e Cultura, enquanto que à tarde, mais 23.

A ideia de abrir a nova produção às entidades assistenciais está inserida como contrapartida no projeto contemplado pelo ProAC Editais. “Cada cidade que receber a peça, uma apresentação será voltada ao público em geral e duas para instituições”, explicou um dos componentes da Talagadá, o ator Danilo Lopes.

A opção de envolver a Apae itapirense na iniciativa sempre foi priorizada durante a concepção do cronograma de sessões. “Até mesmo pelo fato do espetáculo trabalhar muito com questões sensoriais, lúdicas e a imersão de quem está assistindo em um outro universo. A gente acreditava que faria muito sentido para eles (alunos da Apae)”, completou Lopes.

Atores da Talagadá em ação: apresentação fechada para os estudantes de entidade (Paulo Bellini/ItapiraNews)

Outro procedimento estabelecido pela Talagadá foi, ao invés de levar a peça à sede da entidade, conduzir os estudantes ao ambiente teatral. “A ideia de trazê-los é uma maneira de mostrar um espaço diferenciado, com iluminação e arquibancada. Tudo para que possam vivenciar a experiência de sair da instituição e entrar em um espaço destinado ao teatro”, salientou.

A coordenadora pedagógica da Apae, Gisela Riciluca, classificou como muito valiosa a oportunidade dos estudantes deixarem o ambiente da associação para participarem de algo diferente. “A maioria não tem vida social fora da Apae e o teatro é uma maneira lúdica e concreta de aprender. Com certeza foi uma experiência incrível para todos”, disse.

  • ESTREIA

O espetáculo infantil ‘Dentro D’água’ teve a primeira sessão oficial na sexta-feira (15), às 20h00, no Projeto Garagem Arte e Cultura. O teatro de bonecos possui duração de 45 minutos e classificação livre. No sábado (16) e domingo (17) são mais quatro exibições, às 16h00 e 20h00.

Oportunidade única para os estudantes da Apae conhecerem o ambiente teatral (Paulo Bellini/ItapiraNews)

Sempre com entrada gratuita, os ingressos são distribuídos uma hora antes de cada sessão, limitados a 40 lugares. A produção ‘Dentro D’Água’ é classificada como uma grande imersão sensorial para crianças e adultos.

Os atores manipuladores dos bonecos são Danilo Lopes e João Bozzi e Valner Cintra assina a direção e dramaturgia. A trilha sonora original foi concebida por Luis Giovelli, que teve a assessoria musical de Paulo Salmaci.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui