Um plantio de mudas alusivo ao Dia da Árvore envolveu estudantes da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) ‘Dona Izaura da Silva Vieira’, localizada no bairro Cubatão, na manhã e tarde de sexta-feira (20).
A data é oficialmente comemorada dia 21, mas a atividade foi antecipada pela Sama (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) a pedido da direção da unidade, justamente para mobilizar os alunos na ação educativa ambiental.
A pasta municipal disponibilizou 75 mudas de espécies nativas do bioma Mata Atlântica, como quaresmeiras e oitis, que foram plantadas na área verde em frente à escola, às margens do Ribeirão da Penha. Os próprios estudantes se comprometeram a cuidar do espaço, inclusive com regas diárias.
O secretário da Sama, José Aparecido Perentel Rostirolla, agradeceu a direção e professores engajados na atividade. “O Dia da Árvore na verdade deve ser comemorado todos os dias. O meio ambiente precisa de atenção diária”, reforçou, ao falar diretamente com os alunos.
A Emeb ‘Izaura da Silva Vieira’ possui 533 matriculados, com 24 salas do 1º ao 5º ano e mais quatro em tempo integral. “Todos os dias temos conversado com os alunos sobre a destruição do meio ambiente. Neste novo espaço, se cada um fizer um pouquinho, todos vamos conseguir muito”, frisou a diretora Loide Lopes Bueno.
Ela chamou a atenção para o trabalho de conscientização desenvolvido em sala de aula pelos professores e definiu que a atividade ambiental extraclasse faz com que as crianças se sintam ainda mais responsáveis e conscientes.