Grupos de alunos participaram da estreia da nova fase do projeto na base da GCM (Paulo Bellini/ItapiraNews)
publicidade - anuncie aqui

A base da GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapira ficou bastante movimentada na última terça-feira (21) com a presença de alunos das Emebs (Escolas Municipais de Educação Básica) ‘José Roberto Prado’ e ‘Marco Antônio Libano dos Santos’.

As duas turmas de estudantes com idades aproximada de 9 anos estrearam uma nova fase do projeto mantido pela corporação e batizado de ‘Segurança da Escola Para a Vida’, que tem como principal objetivo aproximar a comunidade escolar da GCM e oferecer atividades e palestras educativas.

“É uma nova fase deste projeto que já começou no início do ano letivo nas escolas com o trabalho da Ronda Escolar com palestras e apresentações do Canil nas unidades escolares e nas creches, mas agora vamos trazer os alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental de todas as escolas municipais para conhecerem a base da Guarda. É uma maneira de aproximar ainda mais a comunidade da nossa corporação e quebrar algum eventual estigma”, explica a comandante da GCM, Patrícia Zacariotto.

O projeto acontece em parceria com as secretarias municipais de Educação de Promoção Social e, inicialmente, foca especificamente os alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental, mas também é aberto a entidades, escolas estaduais e particulares que demonstrarem interesse.

Nesta primeira etapa, 88 crianças participaram das visitas em dois períodos, de manhã e à tarde, com duração aproximada de 1h30 em cada atividade. As recepções aos grupos acontecerão semanalmente, até o fim do ano, e somente neste semestre a expectativa é que quase 700 alunos passem pela base.

Visitas aconteceram pela manhã e à tarde na sede da corporação (Paulo Bellini/ItapiraNews)

De acordo com Patrícia, além das apresentações de ‘show dog’ com os cães farejadores do Canil, a ideia é também oferecer palestras sobre os cuidados e responsabilidades que cada tutor deve ter com seu pet.

Além disso, os alunos também participam de conversas com a própria comandante e com integrantes da Ronda Escolar e do GOC (Grupo de Operações Com Cães) para conhecer melhor sobre como funciona a estrutura da corporação e com orientações gerais a respeito de Segurança Pública, prevenção e cidadania, abrangendo também temas relacionados ao bullying.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui