Os alunos do Colégio Objetivo receberam no último dia 13 uma ação socioeducativa sobre os cuidados especiais que os coelhos exigem. O evento foi alusivo à comemoração da Páscoa.
Na ocasião, as palestras foram conduzidas pela médica veterinária Juliana Medeiros e pela professora Sheila Domingues, sócia-proprietária da Clínica Veterinária e Pet Shop Xodó.
Os alunos do Maternal até o Sexto Ano tiveram a oportunidade de conhecer o coelho Bidu, que estava sob responsabilidade da própria clínica e que foi adotado há alguns dias.
“As crianças adoraram ter contato com o coelhinho e aprenderam bastante sobre como os cuidados são diferentes, muitos não sabiam e tudo foi novidade para eles”, conta Juliana.

A veterinária também destacou que o coelho Bidu ficou sob sua supervisão o tempo todo, até mesmo no momento em que as crianças tiveram o contato com ele. “Tomamos os devidos cuidados para evitar muito stress e qualquer acidente, já que são animais muito sensíveis”.
De acordo com Juliana, essa foi a primeira ação focada em coelhos realizada pela Clínica Xodó, que há anos já promove eventos sobre a relação entre as crianças e os animais e também sobre conscientização ambiental.
“A ideia surgiu por conta da época da Páscoa, muitas crianças ganham coelhos de presente, então achamos importante ensinar os cuidados especiais que o animal precisa”, explicou a veterinária.
O diretor do Objetivo Itapira, Felippe Frassetto, avaliou positivamente a ação. “Adoramos essa iniciativa, estamos sempre em parceria com a Clínica Xodó para agregar conhecimento aos nossos alunos”, disse.
De acordo com ele, esse tipo de evento ajuda a “educar e melhorar a qualidade de vida dos animais, ao mesmo tempo que proporciona uma atividade diferenciada para as crianças.
Entre os principais cuidados que os tutores devem ter com os coelhos, a alimentação vem em primeiro lugar. De acordo com Juliana, as refeições devem ser variadas com ração própria, verduras, legumes e frutas.
Além disso, é indispensável que o animal tenha feno à disposição durante todo o dia. Isto porque os dentes do coelho não param de crescer ao longo da vida, desta forma, o feno, além de ser uma fonte de fibras, faz o desgaste natural dos dentes.
“Outra coisa que se deve ter muita atenção são com os ossos frágeis do coelho, que fazem com que qualquer queda possa provocar fraturas”, alerta a veterinária.
Juliana destaca que outras escolas que tiverem interesse em receber a palestra sobre a conscientização e cuidados especiais com pets e sobre o meio-ambiente em geral podem entrar em contato com a Clínica Xodó pelos telefones (19) 3843-6639 ou (19) 9.8197-4576, ou diretamente na Rua 13 de Maio, 547, na Santa Cruz.