Palestra sobre cuidados com coelhos aconteceu no Objetivo (Divulgação)
publicidade

Os alunos do Colégio Objetivo receberam no último dia 13 uma ação socioeducativa sobre os cuidados especiais que os coelhos exigem. O evento foi alusivo à comemoração da Páscoa.

Na ocasião, as palestras foram conduzidas pela médica veterinária Juliana Medeiros e pela professora Sheila Domingues, sócia-proprietária da Clínica Veterinária e Pet Shop Xodó.

Os alunos do Maternal até o Sexto Ano tiveram a oportunidade de conhecer o coelho Bidu, que estava sob responsabilidade da própria clínica e que foi adotado há alguns dias.

“As crianças adoraram ter contato com o coelhinho e aprenderam bastante sobre como os cuidados são diferentes, muitos não sabiam e tudo foi novidade para eles”, conta Juliana.

Por ser um animal muito sensível, o coelho ficou o tempo sob supervisão da veterinária (Divulgação)

A veterinária também destacou que o coelho Bidu ficou sob sua supervisão o tempo todo, até mesmo no momento em que as crianças tiveram o contato com ele. “Tomamos os devidos cuidados para evitar muito stress e qualquer acidente, já que são animais muito sensíveis”.

De acordo com Juliana, essa foi a primeira ação focada em coelhos realizada pela Clínica Xodó, que há anos já promove eventos sobre a relação entre as crianças e os animais e também sobre conscientização ambiental.

“A ideia surgiu por conta da época da Páscoa, muitas crianças ganham coelhos de presente, então achamos importante ensinar os cuidados especiais que o animal precisa”, explicou a veterinária.

O diretor do Objetivo Itapira, Felippe Frassetto, avaliou positivamente a ação. “Adoramos essa iniciativa, estamos sempre em parceria com a Clínica Xodó para agregar conhecimento aos nossos alunos”, disse.

De acordo com ele, esse tipo de evento ajuda a “educar e melhorar a qualidade de vida dos animais, ao mesmo tempo que proporciona uma atividade diferenciada para as crianças.

Entre os principais cuidados que os tutores devem ter com os coelhos, a alimentação vem em primeiro lugar. De acordo com Juliana, as refeições devem ser variadas com ração própria, verduras, legumes e frutas.

Além disso, é indispensável que o animal tenha feno à disposição durante todo o dia. Isto porque os dentes do coelho não param de crescer ao longo da vida, desta forma, o feno, além de ser uma fonte de fibras, faz o desgaste natural dos dentes.

“Outra coisa que se deve ter muita atenção são com os ossos frágeis do coelho, que fazem com que qualquer queda possa provocar fraturas”, alerta a veterinária.

Juliana destaca que outras escolas que tiverem interesse em receber a palestra sobre a conscientização e cuidados especiais com pets e sobre o meio-ambiente em geral podem entrar em contato com a Clínica Xodó pelos telefones (19) 3843-6639 ou (19) 9.8197-4576, ou diretamente na Rua 13 de Maio, 547, na Santa Cruz.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui