Alunos entregaram o projeto na semana passada (Divulgação)
publicidade - anuncie aqui

Os alunos do terceiro ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Desenvolvimento de Sistemas da Etec (Escola Técnica Estadual) de Itapira entregaram no último dia 14 seu projeto de conclusão de curso que criou um sistema de controle de frequência dos jovens aprendizes do Jovem em Ação.

O sistema online foi desenvolvido em colaboração com os professores Lúcio Rogério Pelizer Paris, professor de programação, e José Ricardo Gomes Ferreira, professor da área de Gestão e Negócios, apresentando funcionalidades abrangentes.

“O sistema tem como funcionalidades o gerenciamento de turmas, cursos, disciplinas e frequências dos estudantes da instituição Jovem em Ação”, explica o professor Lúcio.

A equipe de desenvolvimento era composta por cinco alunos: Luis Gustavo Sartori De Oliveira, Otavio Goulart Leal, Paola Lavigni Zacariotto, Pedro Henrique Corassa Sobroza e Yasmin Vitoria Vaz De Melo Sampaio.

Alunos responsáveis pelo sistema de desenvolvimento (Divulgação)

O orientador foi o professor Jonas Duzzo, a iniciativa partiu do professor José Ricardo, e os requisitos foram fornecidos pelo egresso Gabriel Orsini. Durante o processo de desenvolvimento, os alunos conduziram etapas cruciais, desde a coleta de requisitos até a implementação prática.

“Os estudantes tiveram que realizar a coleta de requisitos, planejar, elaborar a interface com HTML e CSS, e programar as funcionalidades com a linguagem PHP, sendo que os dados são armazenados em Banco de dados MySQL”, destaca o professor de programação.

O projeto teve início em março deste ano e foi concluído em novembro. A ideia de desenvolver o sistema de chamadas à distância partiu do professor José Ricardo Ferreira, que trabalha em ambas as instituições.

Ele destaca que a implementação do sistema representará uma melhoria significativa para todos os envolvidos. O sistema oferece uma solução concreta para os desafios enfrentados pela instituição Jovem em Ação, conforme destaca o professor José Ricardo, especialista em gestão e negócios na Etec e educador social na Jovem em Ação.

“Até o momento, o sistema de chamadas era feito de maneira arcaica, com planilhas de Excel e chamada manual. Com o novo sistema desenvolvido pelos alunos da Etec, poderemos ter mais tempo de aula e reduzir os erros associados ao processo”, explica José Ricardo.

O sistema será implantado no Jovem em Ação a partir de janeiro de 2024, sendo necessário ainda a hospedagem em um site online. “É um sistema que veio para melhorar a vida de todo mundo. O sistema passará a funcionar a partir de janeiro do próximo ano, quando será hospedado em algum site na internet”, finaliza o professor.

Projeto tem como objetivo otimizar sistema de frequência (Divulgação)
Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui