André Santiago novamente participou de importante evento (Arquivo Pessoal/André Santiago)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

O fotógrafo itapirense André Santiago novamente participou do Paraty em Foco, maior congresso brasileiro de fotografia – e um dos principais da América Latina – realizado entre os dias 18 e 22 de setembro em Paraty (RJ).

Esta foi a 15ª edição do evento e a 11ª participação de Santiago, que vê no festival a chance de atualizar os conhecimentos e circular entre os principais nomes da fotografia no Brasil e mundo.

Neste ano, por exemplo, Santiago manteve contato com Evandro Teixeira, dono de uma das mais sólidas e importantes trajetórias do fotojornalismo brasileiro. “Você acaba se reciclando só de conversar com essas pessoas”, comentou o profissional itapirense. “Tem gente do mundo inteiro e é possível aprender muito com esses contatos”.

Paraty em Foco acontece tradicionalmente em setembro (Arquivo Pessoal/André Santiago)

Na charmosa e pacata cidade do litoral carioca, André Santiago também conferiu de perto o trabalho da fotógrafa Gabriela Vivacqua, cujo ensaio denominado ‘Dukhan’ – nome de um ritual sudanês no qual as mulheres tomam banho de fumaça em preparação para o matrimônio – foi vencedor do concurso vinculado ao Paraty em Foco.

Neste ano o evento teve como tema ‘Migrações’, com homenagem direcionada à fotógrafa suíça Cláudia Andujar, radicada no Brasil desde 1955 após perder a maior parte da família na Segunda Guerra Mundial.