Museu do Esporte foi inaugurado na antiga Fepasa (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

O Museu do Esporte de Itapira ‘José de Oliveira Barretto Sobrinho’, idealizado a partir do acervo particular do seu patrono, está pronto.

O espaço foi implantado em uma sala do prédio da antiga Estação da Fepasa, na região central. O local, porém, permanece fechado para visitações devido à pandemia do Covid-19.

Mantenha-se bem informado: curta nossa página no Facebook, siga-nos no Instagram e também pelo Twitter

O novo museu criado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Itapira agora integra o conjunto de museus da cidade, junto ao Museu de História Natural e o Museu Histórico e Pedagógico.

“O Museu do Esporte tem como objetivo a preservação e comunicação de seus acervos, para que sejam valorizados e disponibilizados no presente para as gerações futuras e ainda proporcione um local de lazer cultural”, informa nota da Prefeitura.

Além disso, a intenção também é preservar a memória das pessoas que contribuíram com o esporte. A expectativa é que sejam incluídos mais materiais, relacionados a outras personalidades do esporte itapirense.

O acervo atual da nova atração é composto por uma vasta coleção de troféus (87) e medalhas (970), e ainda conta com 48 relatórios esportivos do professor Barretto, produzidos desde a década de 50. Além disso, também estão disponíveis outras 27 peças do capitão Hideraldo Luís Bellini, da Seleção Brasileira que competiu na Copa do Mundo de 1958.