Marcelo Ávila se destaca em competições master (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

O atleta itapirense Marcelo Ávila de Oliveira sagrou-se campeão de Salto em Altura na 51ª edição do Campeonato Estadual Master da AAVSP (Associação Atlética Veteranos de São Paulo).

Ele venceu na categoria +50 com salto de 1,55m – apenas cinco centímetros a menos que o recorde estadual na mesma faixa etária. A disputa aconteceu nos dias 17 e 18 de agosto no Ibirapuera, em São Paulo, e os resultados foram oficializados pela AAVSP no último dia 7 de setembro.

Em 2018 o atleta também já havia sido vice-campeão estadual e brasileiro. Natural de Itapira, Oliveira trabalha em Campinas na área de TI (Tecnologia da Informação). O esporte, porém, é uma paixão que o acompanha desde a adolescência.

“Pratico vários esportes, como corrida, basquete, natação, entre outros, desde a adolescência e fiz parte da equipe de atletismo da Secretaria Municipal de Esportes de Itapira, sob o treinamento do saudoso técnico Gildo Piardi”, conta.

Há cinco anos ele resolveu intensificar seus treinos para participar de competições na categoria Master, que concentra atletas com mais de 35 anos. Focou o Salto em Altura e passou a treinar de forma independente, já que o município não conta com equipe de atletismo master.

Atleta itapirense celebra ótimos resultados (Divulgação)

“Passei a buscar informações na internet e sempre recebendo ajuda dos técnicos Nivaldo Marques e Rodrigo Vicente. As dificuldades foram muitas, na época eu sofria com problemas relacionados à artrite, desgaste das articulações, lesão nos meniscos, tendinites, mas com tratamento médico, apoio da família e muita força de vontade eu consegui vencer os desafios”, destaca.

Em 2017, Oliveira enfim voltou a competir. Logo no primeiro desafio, em uma disputa amistosa em São Paulo, saltou 1,45m e sagrou-se vice-campeão. Em 2018, melhorou a marca e conquistou os títulos de vice-campeão estadual e brasileiro com 1,50m em competições realizadas em São Paulo e em São Bernardo do Campo.

Agora, ele celebra a não só a mais recente conquista – o primeiro lugar na competição de agosto – mas também a qualidade de vida e os benefícios proporcionados pela atividade esportiva. “Essas conquistas foram muito bacanas e festejadas pela família, amigos e colegas no trabalho. São coisas que nos incentivam a continuar, mas o mais importante é conseguir manter uma vida saudável e ativa, tendo ainda a oportunidade de conhecer outras pessoas, com até mais idade e que conseguem envelhecer com ótima saúde e invejável disposição”, finaliza.