Aplicativo mostrará horários, localização e itinerários de ônibus em Itapira

App pode ser baixado gratuitamente, previsão de funcionamento é para dia 25 deste mês

Circulares da Fênix ganharam dispositivos tecnológicos (Divulgação)

A Expresso Fênix está trabalhando na implantação de um aplicativo para facilitar a vida dos usuários do transporte coletivo urbano em Itapira. Na prática, através da tela do celular os passageiros poderão obter informações precisas e em tempo real sobre os horários de todos os itinerários dos circulares. Com a geolocalização ativada no celular, o aplicativo também irá indicar quais pontos estarão mais próximos.

Após escolher um e clicar sobre o ponto, será possível ver todas as linhas de ônibus que passam nesse ponto e os respectivos horários de chegada. Para a concessionária do transporte coletivo em Itapira, além da conveniência, saber o horário em tempo real dos ônibus deverá contribuir para a melhoria da segurança dos usuários. “Os passageiros de linhas noturnas serão os mais beneficiados, pois com as informações do horário em que o ônibus chegará ao seu ponto, os mesmos não precisarão ficar muito tempo esperando”, informa nota da Expresso Fênix.

De acordo com a empresa, assim como já acontece nas cidades de Curitiba e Ilhabela, a plataforma é oferecida em parceria com o aplicativo CittaMobi, que poderá ser baixado gratuitamente. O lançamento do aplicativo faz parte do pacote de investimentos tecnológicos anunciado no início de julho pela Fênix e que já disponibilizou nos ônibus internet grátis por meio de conexão wi-fi, monitoramento por sistema de GPS (Global Positioning System) e câmeras de monitoramento de segurança. O aplicativo, que pode ser baixado nas lojas de app para smartphones com sistemas Android e IOS, já atende a várias cidades do país. Para Itapira, segundo informou a Fênix, a plataforma está passando por testes e adequações e os itinerários estarão disponíveis a partir do dia 25 deste mês.

Reconhecimento Facial

 Outra novidade que deverá começar a funcionar nos próximos dias é o serviço de reconhecimento por biometria facial. Segundo o diretor da Expresso Fênix, Victor Hugo Chedid, a medida também dará mais segurança aos usuários e colaboradores da empresa, além de evitar fraudes no sistema de bilhetagem eletrônica. “Estamos investindo e tralhando muito para oferecer um transporte cada vez melhor para os usuários de Itapira. Hoje, os itapirense contam com o que existe de mais moderno em sistema operacional, similar ao adotado nos grandes centros urbanos”, afirma Chedid. Ainda de acordo com ele, a expectativa é de que as fraudes diminuam, principalmente nos casos provocados por aqueles que não deveriam se utilizar de bilhetes eletrônicos específicos, como os destinados a idosos e portadores de necessidades especiais”.

De acordo com Chedid, o sistema de biometria facial fará o registro do usuário e sua identificação ao embarcar nos ônibus. De forma muito eficiente, o sistema pode registrar até 100 imagens faciais em poucos segundos e caso haja alguma inconsistência, a empresa fará a análise e, havendo irregularidade, o bilhete eletrônico poderá ser bloqueado e o usuário será comunicado. Atualmente, além da Estação Rodoviária, a Expresso Fênix disponibiliza outros dois pontos de venda e de recarga do bilhete eletrônico em Itapira. Um deles está localizado na Banca do Trinca, na Praça Bernardino de Campos – Centro e o outro na Loja Magazine Popular, na Avenida Brasil – Prados.