Nova estação foi instalada em Itapira (Divulgação)
publicidade

Após quase três meses sem funcionar devido a um furto de cabos e componentes elétricos, a EAM (Estação Meteorológica Automática) instalada em Itapira voltou a operar.

O equipamento é responsável por coletar os dados meteorológicos que são disponibilizados em tempo real pelo Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas).

Até ser vandalizada e furtada, a estação ficava na área das torres e antenas de TV, na Rua Jerônimo Tonolli, na região do bairro Della Rocha.

Agora, a equipe responsável escolheu outro local, situado em espaço protegido e fechado, em área rural da cidade e que oferece maior segurança à estrutura.

estação meteorológica foi danificada por ladrões no Della Rocha (ItapiraNews)

O furto que paralisou a estação foi descoberto depois que a reportagem do Itapira News comunicou o órgão sobre a indisponibilidade das informações, utilizadas como fonte para matérias jornalísticas a respeito de chuvas, por exemplo.

Após a comunicação feita pela equipe da redação, técnicos do Ciiagro vieram ao municípioe  consataram os danos na estação que desde 2015 opera na cidade, fornecendo dados precisos sobre a temperatura, precipitação pluviométrica e umidade relativa do ar, com atualizações a cada 20 minutos.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui