O aposentado Fábio de Souza Pereira, 45, iniciou uma campanha de arrecadação online com o objetivo de custear um exame médico chamado de Pet-Ct, necessário para detecção de tumores.
Embora seja ofertado gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), a fila do exame costuma ter um tempo de espera muito longo – tempo é tudo o que o morador de Itapira não tem.
“Faço tratamento contínuo desde 2013 no Hospital das Clínicas, na Unicamp (Universidade de Campinas), tratando de cirrose hepática. Eu estava em primeiro na fila para um transplante de fígado quando alguns exames deram alterados”, explica.
Fábio conta que foi diagnosticado com Hepatite C aos 18 anos e desde então faz tratamentos. Há um ano e meio foi submetido a uma cirurgia para retirada de três tumores no fígado.
“Depois disso passei por quimioembolização e estava tudo certo para receber o transplante”, comentou. Entretanto, quando o último exame de sangue foi feito para que a cirurgia fosse realizada, a alfafetoproteína – uma proteína produzida pelo fígado – estava bastante alterada.
“Essa alteração pode significar que os tumores voltaram ao fígado, ou então que já se espalharam por outras partes do corpo, por isso a urgência em realizar esse exame Pet-Ct”.
Lutando contra o tempo, o aposentado por invalidez marcou o procedimento para a próxima segunda-feira, dia 20 de março, no Hospital 22 de Outubro, em Mogi Mirim (SP). “Ainda não tenho todo o dinheiro, mas estou confiante que conseguirei, Itapira é uma cidade abençoada”, declarou.
Natural da capital paulista, Fábio se mudou para Itapira com a família em 2009 e conta que de lá para cá sua qualidade de vida melhorou muito e agora conta com a solidariedade da população para conseguir vencer mais essa etapa em seu tratamento.
É possível contribuir com a arrecadação através do site Vakinha, ou então doar qualquer valor através da chave de PIX [email protected]. Mais informações podem ser obtidas diretamente com Fábio através do número (19) 9.8321-3229.