O arame farpado colocado no piso do Projeto Areninha por ordem da SEL (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer) foi arrancado e o complexo esportivo voltou a sofrer com invasões.
Para piorar, a utilização irregular do espaço já representa danos às placas de grama sintética, que começaram a se soltar em vários pontos.
A estrutura foi erguida na região da Encosta do Penhão, à Rua Professor Fenízio Marchini, bem perto da Pista de Skate ‘José Carlos Scieve’.
Iniciada em agosto de 2022, a obra ganhou uma entrega simbólica três meses depois, mas continua sem permissão de uso, à espera da construção de vestiários ou mesmo banheiros.
Como forma de evitar as constantes invasões e depredações, há um mês a SEL determinou que fios de arame farpado fossem esticados no piso. A medida drástica se mostrou ineficaz e a instalação voltou a ser utilizada irregularmente nos últimos dias.
O arame foi arrancado do chão, bem como da parte superior do alambrado que circunda o complexo. Um buraco foi aberto em outro ponto da tela de proteção, por onde os invasores tiveram acesso ao campo.
Segundo apurado pela reportagem do Itapira News, o quadro agora é mais problemático. Placas de grama sintética se soltaram de vários pontos – em um dos gols e na região mais central da estrutura. O funcionamento somente será liberado à população após a construção de vestiários ou sanitários.
Contatada pela reportagem, a SEL informou que solicitou à GCM (Guarda Civil Municipal) um monitoramento constante para evitar novas invasões no Areninha. A pasta também confirmou que o arame farpado não voltará a ser colocado.
- DEMORA
Mesmo antes da construção ser concluída, o Areninha se transformou em alvo constante de depredações, furtos de equipamentos e utilização indevida.
Para colocar fim a tantos problemas que comprometem inclusive a manutenção da grama sintética, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Flávio Boretti, determinou a instalação de arame farpado no solo.
Seis fios foram esticados de um gol ao outro e na parte superior do alambrado. Placas com os dizeres ‘Cuidado – Perigo Arame Farpado’ foram dispostas nas grades de proteção, ao entorno da estrutura.
Antes da liberação à população é preciso também espalhar a borracha granulada que protege o gramado sintético. A utilização sem o processo estar completo pode representar danos irreversíveis ao piso.
O Projeto Areninha incorpora campo de futebol society com grama sintética, quadra de basquete de rua 3×3, arquibancadas e iluminação com lâmpadas de led. O Governo do Estado fez a doação de todas as peças.
A contrapartida do município foi a disponibilização do terreno de 1 mil metros quadrados e preparação da base com ligações de água e energia elétrica. O valor da obra é de R$ 350 mil e o espaço será gerido pela SEL.