A Ascorsi (Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira) comemorou seu décimo primerio aniversário na manhã da última terça-feira (19).
O evento na sede da entidade teve bolo e salgadinhos, além da presença de todos os associados e de colaboradores que fizeram parte da fundação da Ascorsi, entre outros convidados.
O prefeito Toninho Bellini (PSD) também marcou presença, bem como representantes das secretarias municipais de Saúde, de Promoção Social e de Agricultura e Meio Ambiente, além de membros da Igreja Presbiteriana, da Rede Social de Itapira e outros voluntários e parceiros.
O encontro contou também com a participação remota de integrantes do grupo ViraSer, franquia nacional que atua em parceria com os sistemas de coleta seletiva implantados pelos municípios.
O evento comemorativo foi aberto pela educadora ambiental Brenda Brianti, que apresentou um relatório completo referente às conquistas da Ascorsi ao longo dos anos e aproveitou para reforçar a importância da educação ambiental para a comunidade.
“Estamos voltando a realizar palestras e visitas técnicas para escolas e empresas, é só entrar em contato conosco para agendar com antecedência. Nós percebemos que essas ações têm resultado muito rápido quando aplicadas”, destacou.
A atual presidente da associação, Joana Teófilo Soares, relembrou emocionada de seu trajeto pessoal dentro da Ascorsi. O prefeito Toninho Bellini também enalteceu o trabalho dos coletores.
“É uma alegria e prazer muito grande comemorar esse aniversário e compartilhar de todas essas conquistas da Ascorsi ao longo dos anos, fico muito feliz por saber que demos início a esse trabalho e que isso caminhou e ainda tem muito a ser conquistado”, comentou.
- HISTÓRIA
O formato atual da Coleta Seletiva Solidária foi lançado em abril de 2011, com um modelo sistematizado e focado na geração de rendas aos associados.
A ideia, entretanto, já existia desde 2003, quando Antônia Rodrigues dos Santos – hoje aposentada – deu o primeiro passo no que se tornaria um dos projetos de grande destaque e reconhecimento em Itapira e região.
“As pessoas podem reciclar e doar mais, sabemos que temos mais capacidade e que podemos ajudar mais pessoas, eu vejo os associados como se fossem meus filhos e eu quero o melhor para eles, a reciclagem é muito importante para a sociedade e também para o meio ambiente”, disse Dona Antônia, como é carinhosamente conhecida.
Hoje, o trabalho abrange 100% da área urbana da cidade, além de oito bairros rurais e dez condomínios de chácaras, garantindo a renda de 20 famílias. Ao longo dos últimos 11 anos, a Ascorsi arrecadou um total de 7.194 toneladas de resíduos, o que é referente a uma economia de 94.344 metros cúbicos ao Aterro Sanitário Municipal.
Em relação aos resultados socioeconômicos, a associação comercializou 5.921 toneladas de resíduos 5.921 toneladas de resíduos, arrecadando R$ 3.132.819,00, que foram distribuídos aos 384 associados que já passaram pela Ascorsi.
Além disso, também foram feitos 9.327 atendimentos sociais, sendo encaminhamentos médicos, odontológicos, habitacionais, educacionais, entre outros. A Ascorsi fica na Rua Professor Fenízio Marchini, 1010, na Vila Penha do Rio do Peixe. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (19) 9.9925-8397.