Evento comemorativo celebrou 13 anos da 'Coleta Seletiva Solidária' (Paulo Bellini/ItapiraNews)
publicidade - anuncie aqui

A fidelização da marca Ascorsi (Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira) ao termo ‘reciclável’. Este é um dos resultados alcançados nos 13 anos de atividades ininterruptas do Projeto ‘Coleta Seletiva Solidária de Itapira’, que na quinta-feira (11) ganhou uma comemoração especial.

O comando da instituição itapirense recepcionou convidados na sede localizada no bairro Penha do Rio do Peixe para, além de apresentar os números nessa trajetória de mais de uma década, também prestar homenagens e anunciar a composição da nova diretora.

Na opinião do educador ambiental da associação, o biólogo Gabriel Inácio de Moraes, a Coleta Seletiva Solidária é norteada por enorme sucesso. “Conseguimos fidelizar a marca Ascorsi ao termo ‘reciclável’. A associação foi muito bem acolhida pela população e serve de exemplo para muitas cidades da região, do Brasil e até mesmo para os estrangeiros que já vieram visitar o modelo de trabalho elaborado”, celebra.

Ele reafirmou que o êxito da iniciativa é explicado ainda pelas parcerias firmadas. “Sozinhos não teríamos conseguido”, completa, ao fazer menção aos 122 parceiros, seja na destinação do material reciclável, seja no apoio ou orientação.

Pelos dados exibidos, atualmente a coleta seletiva abrange 100% da área urbana e o desafio passa a ser alcançar os bairros em expansão. A Ascorsi opera com capacidade máxima de produção, mas o plano é ampliar o serviço, em busca de maior sucesso socioambiental.

Sucesso de projeto também reside nas inúmeras parcerias (Paulo Bellini/ItapiraNews)

“Trabalhamos diariamente para atingir o compromisso assumido, seja na área urbana, rural, chácaras de recreio e empresas. E estamos abertos a sugestões e reclamações construtivas, para prestar o melhor serviço possível”, ressalta.

Hoje a principal preocupação é melhorar a renda dos 25 associados, mesmo porque o preço do material reciclável vem registrando queda acentuada no mercado. A instituição comporta ainda mais sete funcionários.

“Somente a ampliação da quantidade de material não supre a queda. Dessa forma estamos sempre na busca constante por novos clientes e pela melhor qualidade do material que possuímos, para que o resgate da cidadania através do trabalho, da geração de renda, também seja mais satisfatório além do que já é”, reforça.

  • DIRETORIA

A nova presidente da Ascorsi, Neuza Aparecida de Almeida Pedroso, foi apresentada aos convidados. Ela substitui Joana Teófilo Soares. O evento contou com a presença do vice-prefeito Mário da Fonseca (MDB) e ainda fez menções e homenageou alguns parceiros. A programação incorporou exibição dos resultados ao longo dos 13 anos e foi finalizada com o tradicional ‘parabéns a você’ e bolo.

A associação encerrou 2023 com 625 toneladas de material reciclado recolhido das ruas de Itapira, o que representou aumento de 28,3% na comparação com 2022 (486 toneladas). Já a arrecadação total registrou queda de 10,5%, com R$ 390.643,41, contra R$ 436.304,81 do período anterior – realidade explicada pela desvalorização dos recicláveis no mercado.

De acordo com Moraes, o maior sonho da Ascorsi para os próximos anos é continuar a prestar um serviço de excelência à população e com isso, manter o trabalho socioambiental desenvolvido nesses 13 anos, gerando trabalho e renda digna aos associados.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui