Ascorsi fecha ano com saldo positivo, mas quer dobrar a quantidade coletada (ItapiraNews)
publicidade

A Ascorsi (Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira) encerrou o ano de 2021 com 551 toneladas de material reciclável recolhido das ruas.

Desse total, 490 toneladas foram comercializadas, o que gerou uma arrecadação de R$ 554.784,35.

O montante superou o total obtido no ano anterior, 2020, segundo a educadora ambiental da Ascorsi, Brenda Brianti.

“A renda que arrecadamos vai toda para o salário dos nossos 22 associados, já que o convênio que temos com a Prefeitura nos permite cobrir as despesas fixas. É por isso que a renda de cada um deles acaba variando de acordo com o mês”, explica.

De acordo com o relatório divulgado pela Ascorsi, durante os 12 meses do ano passado foram recicladas 205 toneladas de papel, poupando assim 4.090 árvores e 53 toneladas de metal, o que poupa 263 toneladas de minérios.

Além disso, também foram recicladas 104 toneladas de plástico, referente a um total de 825 litros de petróleo poupado e 114 toneladas de vidro, o equivalente a 147 toneladas de areia.

No total, 409.005,6 toneladas de gás carbônico também foram poupadas. Durante o ano passado, o material reciclável como alumínio e plástico, passou por uma valorização no país, fazendo com que o valor subisse no setor de reciclagem.

Quando comparado com 2020, arrecadação e comercialização ficou abaixo, mas lucro foi maior (ItapiraNews)

“Assim como tudo no Brasil, o preço dos materiais reciclados também subiu e conseguimos ver isso durante este ano”, completa Brenda. Quando comparado com 2020, o montante arrecadado foi de quase 200 toneladas a menos e o comercializado de 93,4 toneladas a menos.

Mesmo assim, o lucro de 2021 foi de R$ 135,8 mil a mais que no períogo anterior. “De uma maneira geral foi um ano excelente, a população tem colaborado muito. Infelizmente ainda temos muita concorrência, o que acaba atrapalhando um pouco, mas sabemos que a cidade está crescendo cada vez mais e queremos crescer juntos, por isso ampliamos a coleta para mais bairros”, destaca a educadora.

De acordo com ela, a meta para 2022 é dobrar a quantidade arrecadada. “Nosso barracão tem capacidade para arrecadar até um milhão de toneladas de material reciclável, nossos associados são capacitados e são profissionalizados para isso, temos planos de estratégia para aumentar esse total de arrecadações”, finaliza.

CRONOGRAMA DE COLETA DA ASCORSI

DIA DA SEMANA 
HORÁRIOS
BAIRROS
Segunda-Feira
A partir das 7h00
Jd. Magali, Jd. Ivete, Vila Ilze, Vila Izaura, Jd. Itamaracá, São Francisco, Jd. Raquel, Cubatão, Vila Maria, Tanquinho, Machadinho
A partir das 13h00
Recanto do Bié, I – II – VI, Recanto do Gravi (Recanto do Rio do Peixe, Ponte Nova e Recanto Jacuba – a cada 15 dias)
Terça-Feira
A partir das 7h00
Della Rocha, Alonso Carmona, Braz Cavenaghi, Hélio Nicolai, Morada do Sol, Mario Cega, Nene Cega, Boa Vista, Santa Marta, Pires/Cassemiro, Santa Fé, Nova Itapira, Bela Vista e Santa Cruz, Chácaras Maniezzo.
Quarta-Feira
A partir das 7h00
Penha do Rio do Peixe, Figueiredo, Jd. Galego, Humberto Passarela, Flavio Zacchi, Nosso Teto, Assad Alcici, Pq. São Lucas, Jd. Itapuã, Pé no Chão, Vl. Boa Esperança, Rua Lindóia, Cercado Grande.
Quinta-Feira
A partir das 7h00
Jd. Guarujá, Jd. Paraíso, Jd. Progresso, Santo Expedito, Loteamento Barel, Istor Luppi, Jardim das Araucárias, Limas, Jose Tonolli, Jose Secchi, Macucos, Rancho Feliz, Prados, Pq. Felicidade, Camboriú.
Sexta-Feira
A partir das 7h00
Centro, São Vicente, Vl. Bazani, Vl. Pereira, Vl. Kennedy, Sta. Barbara e Jd. Soares,  Barão Ataliba Nogueira e Eleutério.
Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui