Primeira etapa já aconteceu na sexta-feira, na Santa Cruz (Divulgação)
publicidade

A Ascorsi (Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira) deu início à uma campanha com o objetivo de recolher lixo eletrônico e evitar o descarte irregular desses materiais.

A campanha prevê a coleta de itens como como computadores, televisores, impressoras, celulares, carregadores, geladeiras, telefones, entre outros, evitando danos à saúde das pessoas e também ao meio ambiente.

“O descarte incorreto impacta a saúde por conta dos metais pesados, acarreta danos ambientais através da contaminação do solo e água e reduz a vida útil dos aterros sanitários”, destaca Brenda Brianti, educadora ambiental da Ascorsi.

A primeira etapa da campanha aconteceu na última sexta-feira (9) na Praça Mogi Mirim. O cronograma segue com pontos de coletas itinerantes às sextas-feiras do mês de julho, sempre entre 9h00 e 12h00.

No dia 16, a ação será na Praça José Miquilini, na Penha do Rio do Peixe; no dia 23 o trabalho será feito no bairro dos Prados, na praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida; e no dia 30 o posto de coleta estará na Praça Bernardino de Campos, no Centro.

“A campanha foi dividida por setores da cidade e no mês de agosto haverá uma nova programação para abranger mais pontos”, adianta Brenda.

Para realizar o trabalho, os integrantes da associação fizeram um curso na USP (Universidade de São Paulo), com treinamento específico para a desmontagem e destinação correta dos materiais.

Além dos postos volantes, é possível levar os equipamentos diretamente na sede da Ascorsi, localizada à Rua Professor Fenízio Marchini, 1010, na Vila Penha do Rio do Peixe, de segunda a sexta-feira em horário comercial.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui