João Alves da Silva e familiares: homenagem (Divulgação)
publicidade - anuncie aqui

A segunda unidade do Centro Dia do Idoso em Itapira foi inaugurada no bairro Assad Alcici. Localizado na Rua Ângelo Bertini, o prédio recebeu o nome de ‘João Alves da Silva’ e atenderá mais 30 pessoas da terceira idade, o que representará a duplicação da oferta do serviço no município.

A solenidade de entrega das obras no imóvel foi marcada pela presença dos assistidos na unidade I, que encantaram o público com apresentações musicais do Projeto Viva Música, da Banda Lira Itapirense.

O depoimento de João Alves da Silva, que empresta o nome ao equipamento, foi o ponto alto da cerimônia. Ele foi presidente do Conselho Municipal do Idoso, segue como conselheiro e ainda atua como voluntário em instituições ligadas ao público da terceira idade.

“Que continuemos trabalhando juntos para que os direitos e a dignidade dos idosos sejam sempre preservados e valorizados. Quando se respeita os direitos de um idoso, não é por se tratar de alguém fraco ou incapaz, mas para honrar alguém que carrega na bagagem uma longa vida e merece nossa retribuição”, destacou.

As obras no prédio foram iniciadas em maio, com adequações dos banheiros com acessibilidade, pintura, reforma do telhado, colocação de grades nas janelas e portas, melhorias no espaço externo e troca do alambrado. O investimento chegou a R$ 70 mil.

Para equipar o espaço foram adquiridas poltronas novas, além de televisão, e também foram aproveitados mobiliários e itens que a Secretaria Municipal de Promoção Social dispunha de outros serviços.

Em discurso, o prefeito Toninho Bellini (PSD) falou da relação pessoal com o homenageado. “Seu João é um amigo de longa data e desde que começamos a planejar a criação dessa segunda unidade, pensamos juntos em seu nome por se tratar de uma pessoa que sempre lutou em prol dos idosos de nossa cidade”, garantiu.

O chefe do Executivo revelou ainda que uma terceira unidade está em vias de ser implantada no município. “Hoje os 30 idosos que são atendidos na Unidade I estão temporariamente alocados em um prédio do Flávio Zacchi, para que o espaço do bairro Humberto Carlos Passarella passe por reforma. Depois eles voltam para a Unidade I e nós poderemos ampliar o projeto no Flávio Zacchi”, adiantou.

  • ACOLHIMENTO

O Centro Dia do Idoso é um equipamento da Secretaria de Promoção Social que oferece acolhimento aos idosos em situação de vulnerabilidade. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 17h00.

Os assistidos recebem três refeições e desenvolvem diversas atividades elaboradas por uma equipe técnica multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, educador social, cuidador, professores de artes, técnico de enfermagem, cozinheira e auxiliar de serviços gerais.

Outras secretarias, como Saúde, Esportes e Lazer e Cultura e Turismo, também trabalham em conjunto com o serviço. O acesso dos interessados ocorre por meio do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que analisa o perfil de cada candidato. São priorizados os que estão em situação de vulnerabilidade social ou sofrem algum tipo de negligência.

Os 30 idosos a serem atendidos na Unidade II já passam pelo processo de triagem e apresentação de documentos. A expectativa é que o local esteja em pleno funcionamento ainda na primeira quinzena de julho.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui