Assad Alcici concentra maior número de casos de dengue em Itapira neste ano (Itapira News)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Os casos de dengue continuam subindo em Itapira e a região do bairro Assad Alcici continua acumulando o maior número de registros neste ano.

Das 92 contaminações confirmadas em toda a cidade em 2019, 16 ocorreram no referido bairro. Em razão da grande concentração de casos em uma área pequena, a Divisão de Vigilância Epidemiológica já vê um quadro epidêmico no bairro.

“A gente já considera que este bairro está em epidemia, pois é muita gente com dengue em uma área restrita. Não há epidemia na cidade ainda, mas no Assad Alcici nós já consideramos um índice epidêmico”, comenta a chefe do órgão, Josimary Cipola.

Depois do Assad Alcici, o ranking dos bairros com maior número de casos de dengue neste ano são o Jardim Magali (10) e Centro (9), seguidos por Jardim Raquel (7) e São Vicente. Veja o ranking completo abaixo.

  • AÇÕES

Segundo a Vigilância, os bairros afetados recebem ações de bloqueio e busca ativa pelos criadouros. Desde a semana passada, porém, o trabalho de nebulização está comprometido em razão da falta do inseticida distribuído pelo Ministério da Saúde.

“Precisamos muito que a população faça sua parte. Dependemos muito da eliminação de criadouros. A população deve contribuir vistoriando seus imóveis para evitar o surgimento dos criadouros. Se não tem o criadouro, não tem mosquito transmissor”, completa Josimary.

  • REGISTROS

Do total de casos registrados neste ano, 82 são os chamados autóctones, ou seja, o vírus foi contraído no próprio município. Outros 8 são importados (contágio em outras cidades) e dois indeterminados.

Conforme boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira (24), mais 79 exames aguardam a chegada dos resultados.

CASOS CONFIRMADOS DE DENGUE EM ITAPIRA – 2019

LOCAL DE INFECÇÃO AUTÓCTONE IMPORTADO INDETERMINADO
ASSAD ALCICI 16    
BAIRRO INDETERMINADO / ITAPIRA 03  
BOA ESPERANÇA 02    
CENTRO 09    
CUBATÃO 03    
DELLA ROCHA 02    
DR JOSÉ SECCHI 01    
FLAVIO ZACCHI 01    
HUMBERTO CARLOS PASSARELA 02    
ISTOR LUPPI 02    
JARDIM MAGALI 10
JARDIM IVETE 01
JARDIM PARAISO 01
JARDIM RAQUEL 07
PARQUE PROGRESSO 01
PARQUE SÃO FRANCISCO 02
PARQUE SÃO JORGE 01
PARQUE SÃO LUCAS 02
PÉ NO CHÃO 04
PENHA DO RIO DO PEIXE 04
SANTA BARBARA 02
SÃO VICENTE 06
ARARAQUARA – SP * 02 *
CAÇAPAVA – SP * 01 *
CAMPINAS * 01 *
MOGI GUAÇU * 01 *
MOGI MIRIM – SP * 02 *
MONTE SIÃO – MG * 01 *
MOGI GUAÇU/ITAPIRA * * 01
MOGI MIRIM/ITAPIRA * * 01
TOTAL 82 08 02

 TOTAL GERAL DOS POSITIVOS: 92. AGUARDANDO RESULTADO: 79.