Reconhecida regionalmente por sua eficácia e ações assertivas, a GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapira encerrou o ano de 2024 com mais de quatro mil ocorrências registradas.
O balanço exato aponta para 4.094 registros de boletins de ocorrências da corporação, mas o número é ainda maior, uma vez que alguns atendimentos não chegam a gerar os documentos.
A título de comparação, em 2023 o número de registros foi de 2.485, com o último ano acumulando um crescimento de 64,7% à estatística.
Para a comandante Patrícia Zacariotto, o aumento do número de atendimentos reflete o reforço da própria capacidade operacional da GCM a partir da ampliação do efetivo e também do incremento de novas viaturas e melhorias gerais na estrutura, incluindo a implantação da Muralha Digital e do COI (Centro de Operações e Inteligência).
“Estávamos com número reduzido e a gente não conseguia atender tantas ocorrências, mas agora o patrulhamento aumentou e muitas dessas ocorrências, inclusive, acontecerem durante o patrulhamento preventivo, sem necessidade de acionamentos. Tivemos muitos casos de flagrantes e isso mostra que é o patrulhamento que está bem efetivo. E tendo mais viatura, a gente consegue atender mais ocorrências”, explicou.
O balanço de ocorrências da GCM ao longo de 2024 também mostra que integrantes da corporação conseguiram levar à prisão 275 infratores da lei, a maior parte (190) em razão do envolvimento com o tráfico de drogas.
Além disso também foram apreendidas armas e munições, mais de R$ 34 mil em dinheiro e nove veículos em ações coordenadas por guardas civis municipais. Já os entorpecentes apreendidos totalizaram pouco mais de 175 quilos.
Também foram recuperados 36 veículos após roubos ou furtos e 26 indivíduos procurados pela Justiça foram capturados em ações da GCM. A Ronda Maria da Penha também teve destaque, com atendimentos de 138 ocorrências relacionadas a violência doméstica e descumprimento de medida protetiva e que resultaram em 33 prisões.
Atualmente, a Guarda Civil Municipal de Itapira opera com um efetivo de quase 110 guardas e 25 viaturas, sendo quatro motocicletas e 21 automóveis.