Aterro sanitário de Itapira fica na região do distrito de Barão Ataliba Nogueira (Divulgação)
publicidade - anuncie aqui

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) manteve, pelo sexto semestre consecutivo, a nota de 9,4 ao aterro sanitário de Itapira no IQR (Índice de Qualidade dos Resíduos).

A vistoria feito por técnicos do órgão estadual aconteceu no dia 7 de maio e o resultado para este semestre foi divulgado na última semana. A mesma nota vem se mantendo desde 2021 e é uma das maiores entre os aterros da região.

“Desde 2021 nós estamos com esse olhar diferenciado para a gestão de resíduos sólidos, fizemos diversos investimentos e contamos com uma equipe muito qualificada. Tudo isso resulta nessa excelente avaliação que se repete há anos”, comemora o prefeito Toninho Bellini (PSD).

Ele lembrou, inclusive, da recente promulgação do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos de Itapira e também na posição de destaque do recém-publicado Relatório Anual do Índice de Gestão dos Resíduos (IGR) de 2024.

A avaliação da Cetesb verifica todos os todos os pontos do projeto executivo e confere se o funcionamento do local segue corretamente os parâmetros estabelecidos pelos órgãos ambientais estaduais e federais e se estão alinhados com as políticas públicas estabelecidas para o setor.

As notas do IQR podem variar de 0,0 a 7,0 – condições inadequadas e de 7,1 a 10,0 – condições adequadas. Os constantes resultados positivos colocam o aterro sanitário de Itapira entre os melhores no Estado de São Paulo e serve de modelo para vários outros municípios.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui