publicidade

O Aterro Sanitário Municipal recebeu a nota mais alta da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) nos últimos anos e também a melhor avaliação da região: 9,4 no IQR – Índice de Qualidade dos Resíduos.

O resultado foi divulgado pelo órgão na última segunda-feira (25) e foi referente à vistoria realizada no dia 4 de outubro.

Na oportunidade, técnicos da unidade de Mogi Guaçu visitaram o local para verificar as condições de funcionamento do local.

As notas do IQR podem variar de: 0,0 a 7,0 – condições inadequadas e de 7,1 a 10,0 – condições adequadas.

“É a melhor nota que o aterro recebeu nos últimos anos e também a melhor nota da nossa região. É uma avaliação que mostra com clareza o trabalho sério que nossa Administração tem com os resíduos sólidos e com o meio ambiente”, enfatizou o prefeito Toninho Bellini (PSD).

Desde 1997, a Cetesb tem organizado e disponibilizado anualmente as informações sobre as condições ambientais e sanitárias dos locais de destinação final de resíduos domiciliares nos municípios paulistas, para a elaboração do Inventário Estadual de Resíduos Domiciliares e o aprimoramento dos mecanismos de gestão ambiental no Estado.

As informações coletadas avaliam as características locacionais, estruturais e operacionais dos locais de tratamento e disposição de resíduos.

O Aterro Sanitário está sob o gerenciamento da Sama (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente) e desde o começo do ano os trabalhos que até então eram executados por empresas terceirizadas passaram a ser feitos com mão de obra própria da Prefeitura.

Além de gerar economia aos cofres públicos, essa mudança permitiu que o município tivesse ainda mais controle em todas as ações, possibilitando o aperfeiçoamento dos mecanismos de gestão ambiental.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui