A palestra realizada na noite desta segunda-feira (21) na Casa da Cultura, proferida pelo médico mastologista Paulo José Coloço de Mello Sartori, completou com destaque a série de palestras da campanha Outubro Rosa no município, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretarias Municipais de Cultura.
A palestra abordou vários aspectos da prevenção do câncer de mama, como os números da doença, os exames para sua detecção precoce, diagnóstico, tratamentos, e cuidados. O Outubro Rosa teve início nos Estados Unidos, sendo adotado em todos os países para conscientizar sobre a importância da prevenção na luta contra o câncer de mama.
Também na Casa da Cultura, nos dias 14 e 15, foram realizadas palestras pelo psicólogo Maurício Nunes de Mattos e pela médica Angélica Santana, que abordaram, respectivamente, “grupo de mulheres em reabilitação” e “câncer de mama e o aleitamento materno”. Durante todo o mês, as enfermeiras das unidades básicas de saúde municipais mantiveram contatos diários com as mulheres presentes nas unidades, esclarecendo sobre a doença, enfatizando a necessidade da prevenção.
No sábado (19) pela manhã, foi feita a “caminhada do Outubro Rosa”, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, quando cerca de 120 pessoas, acompanhadas do prefeito José Natalino Paganini, do presidente da Câmara Carlos Alberto Sartori, da secretária municipal de Saúde, Rosa Ângela Iamarino, e do secretário de Esportes, Luis Domingues, saíram da Praça Bernardino de Campos e percorreram a região central, portando faixas, cartazes e bexigas, distribuindo folhetos, procurando informar a população, conscientizando sobre a importância da prevenção no enfrentamento do câncer de mama.
O câncer de mama resulta do desenvolvimento anormal das células da mama, quando multiplicam-se rapidamente, formando o tumor maligno. É uma doença que tem cura quando diagnosticada na fase inicial, sendo o índice de sucesso superior a 90% com o tratamento. O sintoma mais fácil de ser sentido é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor.
Podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço, mas nem todo caroço é um câncer de mama, daí a importância de consultar um médico. O auto- exame:- deve ser feito mensalmente; e as mulheres que menstruam devem fazer o exame na semana seguinte à menstruação. Pode ser feito com a mulher deitada ou na hora do banho, bastando levantar um dos braços e apalpar o seio com a outra mão, para verificar se há algum caroço.