Evento tradicional tem nova edição no município (Divulgação/Jaqueline Lopes/Secult)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Começou nesta segunda (28), em Itapira, a 36ª Semana Juca Mulato, tradicional evento realizado pelas secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Educação. As atividades envolvem alunos da 1ª a 5ª série das 12 EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica). “Nesta edição, estamos fugindo um pouco do padrão dos concursos, pois a adesão já não era tão satisfatória. Nesse novo modelo da Semana Juca Mulato, estamos pensando em estratégias para fazer com que as crianças tenham um contato maior com a história do escritor e suas obras, algo que vai além de uma atividade isolada apenas nesse período”, explicou o diretor de Cultura Ricardo Pecego.

As atividades tiveram início em sete escolas, nos dois períodos, com Mapa Sentimental, (como parte do Projeto de Preservação e Valorização do Patrimônio Material e Imaterial de Itapira, realizado em parceria com a Unasp) e Varal de Poesia. Devido à realização de uma capacitação de professores, na terça e na quarta não haverá programação. A agenda retorna na quinta (31), com quatro encenações do poema Juca Mulato pela Cia. Talagadá e Varal de Poesias, envolvendo cinco escolas.

Na manhã de sexta-feira (1º), a atriz Suéllen Carvalho promove contação de história para crianças do 1º ao 5º ano das EMEBs Sebastião Riboldi Guerreiro (Ponte Nova), Joaquim Vieira (Eleutério) e Profª. Mariana do Carmo de Almeida Cintra (Barão Ataliba Nogueira). Entre as 14h00 e 16h00 de sexta-feira acontece o encerramento da semana no Parque Juca Mulato. Diferente das atividades das escolas, esse momento será aberto a toda população e a programação conta com a quinta encenação do poema Juca Mulato, Varal de Poesias e a realização da II Feira de Troca de Livros da Biblioteca Municipal.

Outras atrações também estão sendo definidas. A expectativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo é que sejam mobilizadas entre 250 e 300 crianças durante o encerramento, com a presença dos alunos do período da tarde das escolas municipais e também a participação de escolas particulares. “Contamos com a presença de todos e aproveitamos para agradecer a todos os envolvidos nesse evento: a Unasp, o Varal de Poesias, a Cia. Talagadá, a Suéllen Carvalho e a Secretaria de Educação, que desde o início abraçou nossa ideia de buscar algo diferente neste ano”, agradeceu Pecego.

 Programação 36ª Semana Juca Mulato

  • Segunda-feira, 28 de agosto

 Varal de Poesias

08h00 – EMEB João Simões

09h15 – EMEB Cônego M. R. Domingues

10h30 – EMEB Dona Izaura da Silva Vieira

14h00 – EMEB João Simões

15h30 – EMEB Dona Izaura da Silva Vieira

16h15 – EMEB Cônego M. R. Domingues

Patrimônio

08h30 – EMEB Comendador Virgolino de Oliveira

10h30 – EMEB Heitor Soares

13h30 – EMEB Dr. Marco Antônio Libano dos Santos

15h30 – EMEB Profª. Gilmery V. P. Ulbricht

  • Quinta-feira, 31 de Agosto

 Varal de Poesias

08h00 – EMEB Profª. Wilma de Toledo B. Munhoz

09h15 – EMEB Comendador Virgolino de Oliveira

10h30 – EMEB Vereador José Francisco Martins

14h00 – EMEB Profª. Wilma de Toledo B. Munhoz

15h30 – EMEB Vereador José Francisco Martins

16h15 – EMEB Comendador Virgolino de Oliveira

Apresentação Cia. Talagadá

08h00 – EMEB João Simões

10h30 – EMEB Dona Izaura da Silva Vieira

14h00 – EMEB João Simões

16h30 – EMEB Dona Izaura da Silva Vieira

  • Sexta-feira, 1º de setembro 

Contação de Histórias

08h30 – EMEB Sebastião Riboldi Guerreiro

09h30 – EMEB Joaquim Vieira

10h30 – EMEB Profª. Mariana do Carmo de Almeida Cintra

  • Encerramento Parque Juca Mulato (grade completa a definir)

 14h00 às 16h00 

Apresentação Cia. Talagadá

Varal de Poesias

II Feira de Troca de Livros da Biblioteca Municipal