A pré-candidatura à prefeita da advogada e ex-vereadora Sônia Recchia, 64, foi lançada oficialmente na tarde de sábado (16).
O ato também apresentou a frente popular que estará empenhada nas eleições municipais de outubro, formada por PT, PSOL, PV, PCdoB e Rede, bem como ratificou como pré-candidato a vice o nome do historiador Eric Apolinário, 34.
O evento aconteceu na sede do Sindicato da Alimentação, na Vila Ilze, e envolveu mais de 250 participantes, segundo os organizadores.
Na opinião de Sônia, primeira mulher eleita vereadora em Itapira e que sempre militou nas fileiras do PT, o lançamento superou as expectativas. “Foi sensacional. Mostra que Itapira está sedenta por mudanças”, declarou à reportagem do Itapira News.
Alguns dias antes do ato, ela inclusive recebeu apoio incondicional da deputada estadual Márcia Lia (PT), que esteve pessoalmente no município. A oficialização da pré-candidatura em março, considerado o Mês da Mulher, foi um pedido bem particular feito por Sônia à militância que cuidou dos preparativos do evento.
A advogada contou que, além dos movimentos organizados, a população também marcou presença no lançamento. “Essa participação popular nos deu a exata medida de que Itapira clama por mudanças. Estou muito feliz quanto a isso. O lançamento da pré-candidatura animou muito a nossa militância”, completou.
Sônia confessou que há muito tempo não via um evento tão concorrido assim, com mais de 250 pessoas. “Um ato no qual as pessoas estavam ali para ouvir, para o debate político. Estou muito feliz e muito contente pelo público presente”, salientou.
A pré-candidata reafirmou que agora aguarda pelos prazos legais da Justiça Eleitoral para que os nomes dela e de Eric Apolinário (PSOL) sejam homologados pelo partido.
Sônia Recchia cumpriu três mandatos consecutivos na Câmara Municipal: 2001/2004 (13ª legislatura), 2005/2008 (14ª legislatura) e 2009/2012 (15ª legislatura). Depois de alguns anos afastada de uma participação mais aprofundada em questões relacionadas à política local, ela retornou para inclusive ajudar na reestruturação da executiva municipal do partido.