São falsas as informações contidas em um áudio que circula nas redes sociais e que fala sobre um suposto fechamento de supermercados e postos de combustíveis em Itapira.

O ‘aviso’ em tom alarmante começou a ser repassado na noite da última quarta-feira (17), sem qualquer identificação da cidade e do autor das informações.

A ausência de identificação é característica típica das ‘fake news’, justamente para que possam ser usadas em qualquer lugar sem perder o contexto de localização. O mesmo áudio circula em diversas outras cidades, que também desmentiram o teor da mensagem.

Na gravação, um homem fala que acabou de sair de uma reunião com o prefeito – também sem informar seu nome – e que a partir de sexta-feira os supermercados e postos de combustíveis somente poderiam atender até 20h00, permanecendo fechados no fim de semana.

“Aí fecha, passa sábado e domingo fechado, só reabre na segunda-feira”, diz a mensagem que também fala em “lockdown”. “Quem sair vai tomar multa de quinhentos reais por pessoa”, diz um trecho do áudio.

Ao Itapira News, a assessoria da Prefeitura de Itapira confirmou que as informações são improcedentes e que estuda, também publicar uma nota de esclarecimento a respeito do caso. Por enquanto, Itapira segue classificada na fase emergencial do Plano São Paulo – veja aqui as regras em vigor até o momento.

Publicidade - Anuncie aqui