Uma cerimônia ocorrida na manhã desta segunda-feira (24) marcou o anúncio oficial da construção do novo bloco de Laboratórios de Mecânica da Etec (Escola Técnica Estadual) ‘João Maria Stevanatto’.
A solenidade contou com a presença do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan e da diretora-superintendente do Centro Estadual de Educação Tecnológica, Paula Souza, além do deputado estadual José Antônio Barros Munhoz (PSDB).
Durante o ato, o secretário de Estado autorizou a abertura da licitação para contratação das obras com investimentos de R$ 9,4 milhões em recursos do governo paulista. Antes, a comitiva fez uma visita às instalações da unidade.
O novo prédio terá área de 5.139,37 metros quadrados distribuída em três pavimentos com cinco salas de aula e nove laboratórios nas áreas de mecânica, soldagem e automação, entre outros ambientes.
Haverá também elevador e sanitários acessíveis. O início da obra está previsto para agosto deste ano, com previsão de entrega em aproximadamente 18 meses.
“Será um edifício grande, com três andares, cinco salas de aula adicionais e nove laboratórios espaçosos para automação, mecânica e soldagem. Desde o início, a escola foi planejada para ter o curso de mecânica, mas deixamos isso para uma segunda fase, que estamos realizando agora”, disse Laura Laganá.
O deputado Barros Munhoz agradeceu o atendimento aos pleitos para a ampliação e destacou os investimentos do governo paulista na instituição.
“É uma obra cara, são quase R$ 10 milhões e vai praticamente duplicar o tamanho da Etec de Itapira. Valeu a pena essa luta e eu tenho certeza que acontecerá tudo conforme esperamos e lutamos para que acontecesse”, afirmou.
A anfitriã do evento e diretora da Etec de Itapira, Camilla Mattielo, abriu a cerimônia saudando a presença das autoridades e destacando a importância dos novos cursos que serão implantados a partir da conclusão das obras.
“Quando eu era responsável pelas relações institucionais da escola, fazia visitas às empresas e já havia identificado a necessidade de termos cursos na área de mecânica para atender principalmente o setor industrial”, lembrou.
“Hoje, esse sonho está prestes a se tornar realidade. Teremos cursos de mecânica juntamente com o Ensino Médio e, inicialmente, cursos técnicos modulares nas áreas de mecânica, eletromecânica e automação industrial”, completou a diretora.
Camilla lembrou ainda que a Etec conta com o apoio das empresas locais que demandam mão-de-obra na área e devem atuar como parceiras da instituição – inclusive no auxílio para equipar as novas salas e laboratórios.
Para Vahan Agopyan, a oferta de novos cursos profissionalizantes é capaz de transformar a região conforme forma forma profissionais capacitados que contribuem para o desenvolvimento.
“Estou muito otimista quanto a isso, e o governo Tarcísio está investindo significativamente na formação profissional. Não apenas através do Centro Paula Souza, mas também valorizando o itinerário de profissionalização no ensino médio regular da rede”, disse.
A Etec de Itapira iniciou as atividades no segundo semestre de 2009, com os cursos técnicos de Administração e Informática. No semestre seguinte, foi incorporado o Ensino Médio.
Atualmente, a unidade soma 633 alunos matriculados, distribuídos entre os cursos técnicos de Administração, Biotecnologia, Enfermagem, Farmácia, Logística, Química e Qualidade, e no Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Informática para Internet, Química e Recursos Humanos, além de Ensino Médio com ênfase em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
O Vestibulinho para o segundo semestre disponibilizou 120 vagas para os cursos técnicos de Enfermagem, Marketing e Química. A lista de classificação geral será divulgada em 10 de julho, no site do processo seletivo – www.vestibulinhoetec.com.br.