Cruzamento movimentado nos Prados terá tráfego disciplinado por semáforo
Publicidade - Anuncie aqui também!
Cruzamento movimentado nos Prados terá tráfego disciplinado por semáforo
Cruzamento movimentado nos Prados terá tráfego disciplinado por semáforo
Publicidade - Anuncie aqui

O cruzamento existente entre a Avenida Brasil e as ruas Santa Terezinha e Pombo, no bairro dos Prados, terá o tráfego disciplinado por semáforo trifásico. A medida foi confirmada pelo diretor do Departamento de Trânsito, Clayton Ribeiro.

Ele também informou que vai utilizar radares na fiscalização de velocidade em Itapira. De acordo com ele, a instalação do semáforo é motivada pela preocupação com o movimentado cruzamento, que não raramente registra colisões entre veículos. O semáforo permitirá apenas um sentido de fluxo por vez.

De acordo com Ribeiro, o pedido de compra do equipamento já foi feito, mas ainda não há uma previsão de quando o mesmo entrará em operação. Assim como no caso dos radares, o diretor luta para que seja o mais rápido possível. “Será um semáforo de três fases. Enquanto liberamos o tráfego em um sentido, seguramos em todas as outras esquinas. Desta forma, não teremos nenhum tipo de confronto de veículos”, explicou.

Com a implantação do semáforo, o trecho da rua Pombo entre a avenida e a rua dos Periquitos – atrás da Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida – ganhará mão única. “Não será mais possível acessar a avenida Brasil a partir da rua Pombo. Para isso, o condutor terá que utilizar a rua Nhambu”, avisou o diretor. Esta última também terá o trecho ao lado da igreja em mão única, dando acesso somente à avenida.

Na prática, o motorista que segue com sentido ao Centro terá de parar antes do cruzamento. O fluxo contrário será contido pelo semáforo defronte à Matriz. Quem segue em ambos os sentidos poderá seguir pela avenida ou ingressar nas ruas Santa Terezinha ou Pombo. “No começo, algumas pessoas vão reclamar, mas com o passar do tempo todos se acostumam. É uma alteração necessária para garantir a segurança naquele ponto”, avaliou Ribeiro.

O fato do sentido bairro da avenida representar uma subida no local a ser implantado o novo semáforo também não será um problema, de acordo com o diretor de trânsito. “É um aclive de, no máximo, 15 graus. Não terá problema algum, pois o condutor vai parar em frente à igreja, justamente onde a inclinação é menor”, garantiu. O novo semáforo também será digital, dotado de temporizador, a exemplo dos modelos em funcionamento na Vila Ilze e no Centro.

MAIS

Além do semáforo, a avenida Brasil motiva outros planos por parte do Departamento de Trânsito. Algumas seguem em estudo, outras já estão definidas, como a implantação de mão única em uma nova via de ligação entre as avenidas Brasil e Italianos, ao lado da antiga Cerâmica Riboldi. “Essa rua dará acesso somente á Italianos, assim eliminamos o confronto do tráfego na Brasil, que poderá ser acessada pela Rua João Galizoni, cujo sentido será mantido”, explicou Ribeiro. Apesar dos planos, o diretor também não forneceu prazos, mas reafirmou que tudo será posto em prática “o mais breve possível”. “Vai haver uma revitalização total na avenida Brasil em matéria de trânsito”, finalizou.