Publicidade - Anuncie aqui também!
Balão provocou incêndio em área rural (Divulgação)
Balão provocou incêndio em área rural (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui

Um balão de grandes proporções caiu em uma fazenda na região do bairro rural do Tanquinho, em Itapira, na tarde do último domingo (9).

A suspeita é de que o balão tenha sido solto em São Paulo (SP), já que traz identificações que remete à capital, como as inscrições ‘Ekiperuche’ e ‘Zona Norte – SP’, além do símbolo do Palmeiras.

A Defesa Civil foi acionada por volta das 13h00 para combater um foco de incêndio na propriedade. Testemunhas afirmaram que o fogo havia começado depois que um balão caiu em entre uma fiação da rede elétrica e uma árvore.

As chamas mais intensas foram controladas somente no final da noite. Os agentes da Defesa Civil, juntamente com funcionários da fazenda, retornaram ao local na manhã desta segunda-feira (10). Somente então o fogo foi completamente apagado e o balão acabou sendo recolhido. Segundo a Defesa Civil, o artefato possui aproximadamente 18 metros.

Agentes da Defesa Civil e biólogo da Sama recolheram artefato (Divulgação)
Agentes da Defesa Civil e biólogo da Sama recolheram artefato (Divulgação)

O chefe da corporação, Romeu Job Souza, alertou para o perigo da soltura de balões. “Soltar balões é crime ambiental e pode provocar verdadeiras tragédias. O pessoal do campo também deve ficar atento e, quando ver um balão, já se manter alerta para possíveis incêndios em matas e áreas de pastagens”, orientou.

De acordo com ele, o biólogo Anderson Martelli, da Sama (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) esteve no local e fez um laudo sobre o impacto ambiental da queimada. “Segundo ele, o fogo destruiu perto de 48 hectares da propriedade”, disse. Recentemente, um balão em chamas caiu em uma residência na Vila Ilze e também foi recolhido pela Defesa Civil.

Publicidade - Anuncie aqui