
Funcionários das duas agências do Santander em Itapira paralisaram os serviços durante todo expediente da última segunda-feira, em protesto contra o fechamento de uma delas, que funciona em imóvel que anteriormente abrigava o Banco Real, na Rua José Bonifácio, no Centro.
A paralisação trouxe ao município representantes do Sindicato dos Bancários de Campinas, que temem que o fechamento da agência resulte em demissão de seus funcionários. A outra agência, a principal do Santander em Itapira, fica a poucos metros, na Rua Comendador João Cintra, também na região central.
De acordo com o diretor regional do Sindicato, Vagner Mortais, o banco espanhol tem adotado uma política conhecida por “mais com menos”. “O Santander fecha unidades, muda funções e cargos e demite. O que resulta em precarização do atendimento. Em Itapira, por exemplo, em alguns dias do mês, as agências tem prestado atendimento apenas com um caixa. O que é um completo descaso com os clientes e usuários. Esse quadro enxuto, evidente, implica em ritmo alucinante de trabalho e consequente adoecimento de bancários”, criticou Mortais.
A paralisação, segundo o sindicalista, surtiu efeito. De acordo com o Sindicato, a direção regional do Santander em Mogi Guaçu garantiu que os bancários do ex-Real serão realocados. E a agência deverá mesmo fechar suas portas a partir do dia 25. “O compromisso do regional do Santander, firmado verbalmente, sinaliza que não haverá demissões. Esse é o nosso objetivo, ou seja, garantir o nível de emprego. Porém, vamos acompanhar de perto todo o processo de fechamento da agência do ex-Real”, disse o dirigente sindical. De acordo com informações da Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro)
Em 2013, o Banco Santander cortou 4.371 funcionários, fechou 94 agências e 128 postos de atendimento (PAs) e desativou 835 caixas eletrônicos. No mesmo período, passou a administrar 29,5 milhões de contas correntes, ante 27,3 milhões em 2012. O lucro líquido foi de R$ 5,7 bilhões, o que representa 23% do resultado mundial do Santander.
