Dra. Carlota ao lado do esposo Dr. Francisco Trotta e da filha Dra. Paula (Paulo Bellini/ItapiraNews)
publicidade

Considerado referência em toda a região, o Banco de Leite Humano do Hospital Municipal de Itapira agora está de ‘casa’ nova.

O órgão passa a funcionar no prédio do CVT (Centro de Valorização do Trabalho), ao lado da Secretaria Municipal de Saúde e do próprio Hospital Municipal, com acesso pela Rua Vitório Coppos, 122, no São Benedito.

As novas instalações prestam homenagem à pediatra Carlota Aracy Boson Trotta, que atua no município desde 1991. Dra. Carlota, com é conhecida, é incentivadora da amamentação desde 1994 e lutou pelo título de Hospital Amigo da Criança, conquistado pelo Hospital Municipal em 1999.

Ela foi a fundadora o Banco de Leite Humano de Itapira em março de 2001, atuando como coordenadora do órgão até 2008. Também participou como fundadora da Associação Brasileira de Bancos de Leite Humano.

Antes da mudança, o Banco de Leite funcionava no 2º andar do Hospital Municipal, local no qual permanecia desde 2012. Entretanto, a criação da chamada ‘Ala Covid’ em razão da pandemia fez com que o serviço precisasse ser transferido para um local adaptado.

A administração municipal, então, trabalhou na adequação do novo espaço e investiu na aquisição de novos equipamentos essenciais para o manuseio, armazenamento e distribuição de leite materno.

“Aqui temos melhores condições de atendimento às mães e seus bebês que muitas vezes também ficavam receosas em precisar entrar no hospital para ter o atendimento”, comentou o prefeito Toninho Bellini (PSD) durante a apresentação do novo espaço na manhã desa sexta-feira (20).

Ele também destacou a importância do serviço municipal e mencionou sua experiência de vida em relação ao aleitamento materno. “A minha mãe foi ama de leite e há muitos anos já se sabe da importância do aleitamento materno. Porém, algumas mulheres enfrentam dificuldades nesse processo e é por isso que o Banco de Leite é tão necessário. Tenho orgulho desse serviço que existe há mais de 20 anos na nossa cidade”, exaltou.

  • HOMENAGEM

Na apresentação do novo espaço, Dra. Carlota disse que o sentimento é “somente de gratidão” por um dia ter sonhado montar um banco de leite em Itapira.

“Não foi fácil, mas hoje estamos aqui e se tem um lugar que sinto saudades é de atuar no Banco de Leite. Quero parabenizar a toda equipe. Vocês fazem um trabalho primoroso e não trabalham com um produto comum, mas sim um produto que é fruto da engenharia divina”, finalizou.

Inauguração reuniu autoridades, homenageada e seus familiares (Paulo Bellini/ItapiraNews)

A médica participou do ato ao lado do esposo, o ginecologista Francisco Paulo Dos Santos Trotta, e da filha Paula Boson Trotta, também pediatra. O vice-prefeito Mário da Fonseca (PSL) e o secretário municipal de Saúde, Vladen Vieira, também estiveram presentes.

  • INVESTIMENTOS

Para receber as instalações do BLH, o prédio do CVT passou por reforma e adequação realizadas com mão-de-obra própria e investimentos da Prefeitura, que chegaram à ordem de R$ 35 mil.

Além disso, através de um programa do Governo Federal, o município foi contemplado com verba de R$ 100 mil para aquisição de novos equipamentos para a unidade. “O Banco de Leite já tem 21 anos e trabalhávamos com equipamentos que já não estavam tão adequados”, disse a enfermeira Juliana Simonetti Belinello, atual coordenadora do Banco de Leite Humano de Itapira.

“Com esse recurso do Governo Federal adquirimos freezer, pasteurizador, banho-maria para lactário, estufa, capela de fluxo laminar e outros acessórios. Alguns ainda estão chegando”, complementou.

Homenageada destacou sentimento de gratidão (Paulo Bellini/ItapiraNews)

O Banco de Leite Humano de Itapira é referência na região e atende o Hospital Municipal de Itapira, a Santa Casa de Itapira, o Hospital São Francisco de Mogi Guaçu, a Santa Casa de Mogi Guaçu e a Santa Casa de Mogi Mirim.

Um dos objetivos centrais do banco é fornecer suporte às puérperas do Hospital Municipal, da Santa Casa ou de outros hospitais que procuram ajuda para amamentar. Além da coordenadora, a equipe é composta pelas técnicas de enfermagem Rosana Raphael e Cláudia Valéria Nuciarone de Moraes, além da médica pediatra Regina Angelina Ledenick Finelli.

O funcionamento do Banco de Leite Humano é de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00, e as mulheres interessadas no atendimento ou em se tornarem doadoras podem entrar em contato pelo telefone (19) 3913-9393.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui