A Festa de Cosme e Damião dos Amigos do Bar do Bi, marcada para dia 29 de setembro, alcança a 13ª edição.
O evento deste ano é o primeiro sem a presença do principal organizador e incentivador, o comerciante Dorival Luís Bonelli, carinhosamente chamado de Bi, que faleceu dia 13 de junho, aos 62 anos de idade.
Apesar da enorme tristeza pela perda do patriarca, a família buscou forças para manter a realização da festa até mesmo como forma de homenagear o saudoso Bi.
“Ele deixou tudo organizadinho, praticamente pronto. Então decidimos manter até como forma de homenageá-lo”, contou em meio às lágrimas a sobrinha do comerciante, Alessandra Cristina Panizzola. O formato será o mesmo das edições anteriores.
A programação começa às 14h00, no trecho das ruas Espanha e Polônia, no bairro do Cubatão, com distribuição de doces, cachorro quente, pipoca, algodão doce, refrigerante e bolo.
Os mais de 300 saquinhos recheados de guloseimas começam a ser preparados pelos membros da Família Bonelli no dia 25. A diversão para a criançada está garantida com a oferta de brinquedos infláveis, além de muita música. “É uma festa aberta a todos”, confirmou Alessandra. O ponto alto é o sorteio de uma rifa com um total de 50 prêmios.
A festa que movimenta as imediações da Praça ‘Pedro Lopes’ alcança oficialmente a 13ª edição, mas a veneração da família a São Cosme e São Damião remonta há mais de 40 anos, quando a mobilização inclusive acontecia na própria residência do casal Dorival Luís Bonelli e Isabel Cristina Panizzola Bonelli.
O evento dedicado às crianças recebe enorme colaboração de amigos, que voluntariamente ajudam como podem, seja com quantias em dinheiro ou mesmo com a oferta de produtos e mantimentos.
Ainda consternada pela partida precoce do marido, Dona Isabel não tem certeza sobre a manutenção da festa para os próximos anos. “Este ano estava tudo praticamente pronto, como ele deixou. Não sei se vou ter o mesmo pique do meu marido para organizar tudo isso”, disse.
- PROMESSA
A Festa de Cosme e Damião dos Amigos do Bar do Bi teve como embrião uma promessa feita aos dois santos pelo casal Bi e Dona Isabel, para que intercedessem pela recuperação da filha mais velha, Josiane, que sofria com um problema no ouvido. A graça veio e a partir de então a comemoração sempre aconteceu como forma de agradecimento.