Por influência direta principalmente do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o deputado estadual Barros Munhoz (PSDB) informou que desistiu de ‘pendurar as chuteiras’ na política e concorrerá em 2026 ao seu oitavo mandato na Assembleia Legislativa.
A possibilidade da aposentadoria era dada praticamente como certa, mas um evento oficial na quinta-feira (9), no Palácio dos Bandeirantes, demoveu o parlamentar de qualquer pretensão a respeito do assunto.
Na sede do governo paulista, em uma cerimônia que reuniu centenas de prefeitos para liberação de convênios aos municípios, o governador voltou a enaltecer Munhoz publicamente.
“Tempos atrás o Barros me procurou e disse: ‘vou me aposentar’. E a gente disse assim: vai se aposentar por quê? Está com saúde, energia, ajudando os municípios, é o embaixador de Itapira, está ajudando Mogi Guaçu, Mogi Mirim, fazendo um trabalho fantástico”, discursou.
Tarcísio reforçou ainda que “é um excelente orador. Queria eu ter a oratória do Barros Munhoz. Tem uma estrada fantástica e vai se aposentar coisa nenhuma, vai continuar. Agora a gente já está convencendo ele a continuar”.
Munhoz, que acompanhava a solenidade ao lado dos prefeitos, imediatamente se levantou e respondeu ao governador. “Sob seu comando, quero lhe dizer. Motivado pela sua atuação e pela responsabilidade de continuar trabalhando, vou sim ficar”, reforçou, em meio aos aplausos. “Sabe quem ganha com isso? O Estado de São Paulo”, encerrou Tarcísio de Freitas.
No dia seguinte, o deputado estadual reuniu veículos de imprensa de Itapira para confirmar que seguirá na vida pública e disputará as eleições de 2026. “Esse relacionamento meu com o governador, essa atenção que ele tem dispensado a mim, me obrigou a tomar essa posição”, considerou.
Barros Munhoz lembrou que em todos os eventos oficiais do Governo do Estado, Tarcísio sempre tocou no assunto. “O governador dizia que eu estava jovem, com saúde, que tinha muita experiência, que deveria continuar e não me aposentar. Até brincava que era uma ordem dele”, confidenciou.
- POSIÇÃO DEFINITIVA
O deputado reafirmou que a família e pessoas mais próximas foram consultadas e informadas sobre a decisão. “Eu não sei fazer outra coisa, a verdade é essa. O que vou fazer agora aos 79 anos? Além disso, sinto a necessidade de dar continuidade no trabalho. Já conversei com os companheiros da região toda e estão todos felizes”, garantiu.
Munhoz avalia que nunca teve tanta força política como possui hoje. “Tenho uma participação muito próxima do Tarcísio no governo e recebido apoio de todos os secretários. Já tive muita força como líder de governo do Alckmin, do Serra, como presidente da Assembleia. Mas nunca tive o prestígio que estou tendo agora. Em todo lugar que eu vou”, salientou.
O parlamentar cumpre o sétimo mandato na Assembleia Legislativa. Além de três vezes prefeito de Itapira, foi secretário e ministro da Agricultura. Ainda possui no currículo uma candidatura ao Governo do Estado.