A Revista PhD Scientific Review publicou um artigo científico elaborado pelo biólogo e diretor da Sama (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) de Itapira, Anderson Martelli.
O texto trata das ações de educação ambiental desenvolvida pelo município itapirense como medida mitigadora das mudanças climáticas.
Segundo Martelli, o artigo trabalha a doação e plantio de mudas de árvores nativas nos passeios públicos e nas ações de educação ambiental junto à sociedade civil entre 2023 até junho de 2024.
Foi retratado também o plantio de árvores realizado em conjunto com o Comdena (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) por meio do Programa de neutralização e/ou Compensação dos Gases de Efeito Estufa desprendidos durante as plenárias.
Além disso, o artigo menciona também a concessão do Prêmio Governador Franco Montoro à cidade de Itapira na da categoria ‘Reflorestamento Urbano’ entre os municípios com faixa populacional de 50 a 99 mil habitantes.
Outros pontos foram trabalhados, como a gestão dos resíduos sólidos no aterro sanitários e também pela Ascorsi (Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira), ações de educação ambiental, a participação do município no Acordo Ambiental São e o trabalho desenvolvido pela Defesa Civil junto aos proprietários rurais com objetivo de prevenir incêndios florestais.
Para Martelli, a temática do artigo está definitivamente inserida na agenda política ambiental devido seus impactos serem transfronteiriças, não respeitando os limites territoriais e políticos.
“Isso faz com que a ação conjunta entre governos e sociedade seja mais que necessária para mitigar as consequências e buscar a adoção de práticas que almejem um estado de equilíbrio entre as atividades humanas no meio ambiente natural”, diz o biólogo.
“Evidências científicas sobre as mudanças climáticas não deixam dúvidas de que o planeta está aquecendo e a ação antrópica é um dos fatores mais expressivos nesse processo. Assim, com o desenvolvimento destas ações, a cidade de Itapira está engajada na redução das emissões e/ou sequestro dos gases estufa”, conclui martelli.
O artigo completo está disponível neste link.