Agentes da Defesa Civil compartilham conhecimentos com crianças e adolescentes em Itapira (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

O bombeiro civil Ronaldo Ramos está visitando os núcleos do Projeto Esporte é Saúde em Itapira para levar orientações às crianças e adolescentes sobre o tema ‘Prevenção de Acidentes Domésticos’.

O ciclo de palestras começou na segunda quinzena de março e se estende pela primeira quinzena de abril, atendendo aos participantes das modalidades de Basquetebol, Futsal, Futebol de Campo e Voleibol.

O trabalho voluntário de Ronaldo Ramos, integrante da Defesa Civil de Itapira, já é reconhecido como importante instrumento de cidadania, consistindo na oferta de instruções práticas e teóricas sobre prevenção de acidentes e técnicas de primeiros socorros.

Durante as palestras dedicadas aos membros do projeto esportivo, o agente fala sobre os riscos de acidentes domésticos que envolvem choques elétricos, queimaduras, incêndios em geral, vazamento de gás e outros temas pertinentes que surgem dos próprios beneficiários do projeto ao serem questionados sobre suas experiências com acidentes em suas casas.

“”Nessas atividades abordamos diversos temas relacionados à segurança, incluindo situações de riscos nas ruas também, além de instruir sobre como proceder em situações de emergência. Fico muito feliz em poder compartilhar meus conhecimentos com as crianças, que são multiplicadoras, desta forma o conceito de prevenção pode crescer na nossa sociedade e se propagar ainda mais”, comenta Ramos, que em alguns dos eventos conta ainda com a participação do colega e também bombeiro civil Rubens Motta.

O público também é orientado sobre os atendimentos necessários em primeiros socorros às vitimas, com ensinamentos de práticas básicas que podem salvar o acidentado. A atividade é uma das ações propostas pela Equipe Psicossocial do Projeto Esporte e Saúde. “Os beneficiários das modalidades estão participando intensamente da atividade, com vários questionamentos e pedidos de demonstrações, criando um clima de interação completa com o palestrante que sana essas dúvidas de forma bastante lúdica e esclarecedora”, comenta a assistente social Aline Bueno.

O Projeto Esporte é Saúde – Fase II, Itapira/SP tem como Entidade Proponente o Instituto Jovens de Ouro – Cristais Paulista e é realizado através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal (Ministério do Esporte), tendo como patrocinador a Empresa Laboratório Cristália. O projeto conta ainda com total apoio da Gestão Pública do Município.