Ronaldo Ramos ministrou mais um treinamento voluntário
Publicidade    
Publicidade - Anuncie aqui

O bombeiro civil Ronaldo Ramos, que integra a equipe da Defesa Civil de Itapira, mais uma vez ministrou um treinamento voluntário de primeiros socorros. Desta vez, a capacitação envolveu educadores sociais e demais servidores que atuam nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – também chamados NAIs (Núcleos de Atenção Integral).

As aulas teóricas e práticas foram abrigadas na Sala dos Conselhos, no CVT (Centro de Valorização do Trabalho). “É um treinamento voltado para primeiros socorros com ênfase em RCP (Reanimação Cardio Pulmonar), com reconhecimento de uma vítima inconsciente e em parada cardiorespiratória, entrada com a manobra de reanimação cardiopulmonar e acionamento de serviço de emergência”, detalhou Ramos.

Orientações foram direcionadas a servidores

Os participantes também receberam orientações e explicações acerca de temas como convulsão, desmaio, desengasgamento de bebês, crianças e adultos. O treinamento foi dividido em duas etapas, com a primeira turma recebendo o curso na terça-feira (5) e a segunda turma nesta quinta-feira (7). Ao todo, cerca de 30 servidores participaram do treinamento, cada um com aproximadamente quatro horas de duração.

De acordo com Ramos, o feedback da nova ação é positivo. “O pessoal ficou feliz com esse treinamento, reconheceram a importância de saber como proceder nessas situações de emergência. Eu também fico muito feliz em poder compartilhar meus conhecimentos”, disse ao Itapira News.

O bombeiro é formado em Segurança do Trabalho e acumula experiência de dois anos de atuação no SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e de 15 anos no serviço de resgate da Intervias. Possui como trabalho voluntário o treinamento de primeiro socorros voltados a educadores, com atuação em escolas, entidades assistenciais e instituições. Interessados em receber a capacitação podem entrar em contato com Ronaldo através do telefone (19) 9.8123-2063.

Cidadania: bombeiro civil costuma oferecer cursos de maneira voluntária