Equipamento permite acessibilidade de PCDs em passeios por trilhas (Paulo Bellini/ItapiraNews)
publicidade - anuncie aqui

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo aproveitará o passeio ciclístico de inauguração do trecho itapirense da Rota Turística ‘Caminho Pro Interior’, que acontece na manhã de domingo (29), para apresentar novidades.

A pasta municipal foi contemplada com seis cadeiras adaptadas Julietti, que permitirão a acessibilidade de PCDs (Pessoas Com Deficiência) em passeios por trilhas espalhadas pelo município e localidades da região.

O equipamento é desmontável e de fácil transporte. Possui apenas uma roda com pneu de borracha e amortecedor e necessita de dois operadores, além do passageiro. O assento fica a um metro de altura e conta com encosto e cinto de segurança.

As seis cadeiras adaptadas foram disponibilizadas pelo governo federal via convênio. “Elas ficarão guardadas na secretaria. Para serem utilizadas, os receptivos e pessoas que fazem trilhas terão que assinar um termo para efetuar a retirada e posterior devolução, sem custo algum”, explicou o diretor de Cultura e Turismo, Ezequiel Barel Filho.

Ela acredita que as cadeiras poderão ser usadas por praticantes de trekking em projetos de inclusão das pessoas com deficiência. A proposta é ceder os equipamentos a receptivos que possuam Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), não necessariamente de Itapira, mas que estejam cadastrados no Inventário Turístico da cidade. “Terão que oferecer esse serviço aqui na cidade”, disse o diretor.

O Comdef (Conselho Municipal de Defesa da Pessoa com Deficiência) também marcará presença no lançamento das cadeiras durante o passeio turístico de domingo. A saída será às 7h00, da Praça Bernardino de Campos, na área central da cidade.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui