Cágado foi recolhido por agentes dos Bombeiros Voluntários e devolvido à natureza após avaliação veterinária (Paulo Bellini/ItapiraNews)

Um cágado tigre-d’água’ foi encontrado por uma equipe dos Bombeiros Voluntários na manhã da última terça-feira (14) em Itapira.

O resgate inusitado aconteceu no final da Rua Jacutinga, próximo ao trevo de acesso ao bairro rural do Machadinho pela Rodovia SP-352 (Itapira-Jacutinga).

Agentes da corporação que estavam a caminho de uma ocorrência perceberam o animalzinho em meio à via, correndo o risco de ser atropelado, já que ia em direção à pista.

“Percebemos a presença dele no trecho de acesso ao Machadinho e precisamos parar o trânsito para pegar o cágado”, contou a bombeira voluntária Dayana Dalvana Borges.

O animal foi levado à Clínica Xodó, passando por avaliação veterinária que não constatou nenhuma anormalidade em seu quadro de saúde. Por orientação da veterinária Juliana Medeiros, o cágado foi solto em uma área apropriada e protegida.

Os cágados tigre-d’água são comuns em áreas de rios e lagos, mas a profissional acredita que as queimadas possam ter contribuído para que o animalzinho tenha ido parar via urbana.

Ela destacou que as ocorrências envolvendo a presença de animais silvestres em áreas urbanas tem sido mais comuns nas últimas semanas, justamente em razão dos incêndios em áreas de vegetação. “Acredito que esses animais estejam perdidos por fugirem das queimadas”, completou a veterinária.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui