publicidade - anuncie aqui

A primeira etapa da Campanha Anual de Doação de Sangue de 2024 em Itapira está agendada para a próxima quinta-feira, dia 22 de fevereiro. 

Com início às 9h00 e duração de quatro horas, a ação ocorre pelo terceiro ano consecutivo no campus central do Uniesi (Centro Universitário de Itapira), localizado na Avenida Rio Branco, 99, no Centro. 

A organização é do Banco de Sangue do Hospital Municipal em parceria com o Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Após essa primeira etapa, as próximas ocorrerão nos dias 25 de abril, 20 de junho, 22 de agosto, 17 de outubro e 19 de dezembro – sempre às quintas-feiras.

“No início do ano, as pessoas costumam perguntar as datas para se programarem. Esperamos alcançar um novo recorde de doações este ano”, compartilha o biomédico responsável pelo Banco de Sangue do Hospital Municipal, Francisco de Assis Azevedo Marella.

  • INFORMAÇÕES 

Para realizar a doação, todos os candidatos passam por um cadastro, triagem médica incluindo aferição de pressão, teste de anemia e de condições físicas. 

As entrevistas são sigilosas e após a coleta, os doadores recebem um lanche. Para cada doação, é necessário manter um intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. 

Os doadores de sangue devem ter entre 16 e 69 anos e não estar em jejum. Menores de idade devem comparecer ao local acompanhados dos responsáveis legais. Para a doação de medula óssea, os pré-requisitos da doação de sangue prevalecem, porém, é necessário ter entre 18 e 35 anos.

Os doadores devem levar documentos com foto e não apresentar anemia nem comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue. Devem também evitar endoscopia, colonoscopia, tatuagens ou piercings nos últimos 12 meses. 

Em caso de dengue, zika vírus ou chikungunya, o intervalo mínimo é de 30 dias após a cura para fazer a coleta. O mesmo se aplica para quadros gripais com febres, infecções e administração de medicamentos. Para os resfriados, o Hemocentro pede que a doação seja feita após pelo menos uma semana sem sintomas.

O sangue é processado em três hemoderivados: hemácias, plasma e plaquetas, cada um indicado para diferentes situações. De cada doador é recolhida uma bolsa de sangue de 450 ml, que pode salvar até três vidas. Todo o material utilizado durante a coleta é descartável. Dúvidas e mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo telefone 0800-722-8432.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui