IBGE fez primeira reunião sobre o Censo 2022 em Itapira (Paulo Bellini/ItapiraNews)
publicidade

A Câmara Municipal de Itapira foi palco na tarde da última terça-feira (30) da primeira reunião de planejamento para o Censo Demográfico de 2022 que acontecerá em todo o país.

Na reunião com vereadores e membros da Prefeitura e acompanhamento de veículos de imprensa, os representantes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) detalharam um pouco do processo que incluirá várias etapas até a efetiva realização do Censo.

O encontro teve a participação do coordenador de área do IBGE, Danilo Bossarino, e foi conduzida pelo coordenador censitário de subárea, Carlos Emanuel Bronzatto Parente.

O vice-prefeito Mário da Fonseca (PSL) também marcou presença, além dos secretários municipais de Administração, Rosário Antônio Cicotti; de Governo, Sandro César Oliveira de Almeida; de Educação, Regina Santana Lago Gracini e de Promoção Social, Regina Ramil Marella.

Os vereadores Leandro Sartori (PSOL), Beth Manoel (PSL), André Siqueira (PSL) e Carlos Briza (PSDB) também acompanharam a reunião.

Os principais tópicos abordados foram a definição de mapas municipais, apoio para os postos de coleta, salas de treinamento, cessão de espaço e internet, apoio para a equipe de recenseadores e supervisores e divulgação dos processos seletivos para contratação de recenseadores.

Para Itapira, a expectativa é que sejam abertas 66 vagas de recenseador, que serão remunerados de acordo com a produtividade, além de outras seis vagas de Agente Censitário Supervisor e uma de Agente Censitário Municipal.

Membros do IBGE detalharam preparativos (Paulo Bellini/ItapiraNews)

O Censo Demográfico deverá produzirá dados para o planejamento público e privado ao longo da década. O último Censo nacional foi realizado em 2010 – quando a população itapirense foi contabilizada em 68.537 habitantes. Hoje, a estimativa é de 75.683 moradores.

A nova edição deveria ter ocorrido em 2020, dentro do tradicional intervalo de 10 anos. Porém, o procedimento foi suspenso em razão da pandemia e, neste ano, acabou cancelado por falta de verbas.

Parente destacou que será de extrema importância que a população esteja bem informada a respeito dos procedimentos de pesquisa e coleta de dados nas residências.

“Cada vez mais as pessoas têm medo de abrir suas portas, por isso é importante que todos estejam cientes e atendam às equipes”, disse, ressaltando que os recenseadores estarão identificados por uniformes do IBGE e crachá e que o cidadão também terá ferramentas para confirmar a identidade dos mesmos.

Também serão serão utilizados formulários na web para que os moradores respondam ao Censo pela internet, se desejarem, bem como uma central de atendimento por telefone para apoiar toda a operação, com capacidade para atender os moradores que optarem por entrevistas telefônicas.

Haverá ainda a opção de responder à pesquisa diretamente no ponto de apoio local. Outras reuniões devem ocorrer nos próximos meses para definir mais detalhes, em especial o local que servirá de ponto de apoio para o Censo em Itapira e a divulgação referente aos processos seletivos para contratações temporárias.

A coleta do próximo Censo Demográfico será realizada entre os meses de junho a agosto de 2022. Serão investigados cerca de 78 milhões de domicílios particulares permanentes do País.

O questionário da amostra será aplicado em aproximadamente 11% desse contingente, ou seja, cerca de 8,5 milhões de domicílios. Segundo o IBGE, a operação censitária de 2022 será totalmente informatizada.

Além dos novos dispositivos móveis para a coleta (DMC) de dados, bem mais modernos que os de 2010 – ano do último Censo nacional – o órgão passou a utilizar “nuvens” na internet, para o suporte de comunicações e tráfego de dados, e novos Data Centers com alto desempenho. Para informações mais detalhadas, consultar o endereço: censo2022.ibge.gov.br.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui