A Câmara Municipal de Itapira aprovou a concessão de títulos de Cidadania Itapirense ao ex-presidente Jair Bolsonaro e à ex-primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro.
Os decretos legislativos foram aprovados na sessão do dia 9 de maio e publicados no Jornal Oficial de Itapira da última quarta-feira (15).
Com exceção do vereador Leandro Sartori (Psol), que votou contra, as proposituras de autoria do vereador Carlos Briza (PP) foram aprovadas pelos demais parlamentares, com placar de 9 a 1.
Em ambos os decretos legislativos, o argumento para a concessão dos Títulos de Cidadão Itapirense menciona “inestimáveis serviços prestados à comunidade itapirense”, justificativa que foi rebatida por Sartori.
“Essa concessão vai contra a Lei Orgânica do Município de Itapira, que é clara ao dizer que os títulos de cidadania devem ser concedidos a pessoas que reconhecidamente tenham prestado serviços relevantes à cidade ou nele se destacado pela atuação da vida pública ou particular”.
O vereador também criticou a atuação do ex-presidente durante a pandemia de Covid-19, especialmente com relação às questões envolvendo a compra de vacinas para a população. Já o autor das homenagens defendeu a concessão.
“Não adianta vir aqui por divergência política, no governo dele não falou nada para Itapira. Não adianta subir aqui e falar de genocida, disso e daquilo, arruma outro argumento. É uma forma, sim, de Itapira agradecer a um presidente que abriu os olhos da população”, disse Briza.
Ele ainda afirmou que está “em contato com a assessoria” do ex-presidente da ex-primeira-dama para tentar trazê-los ao município para receberem pessoalmente os títulos.