A Câmara Municipal de Itapira aprovou um PL (Projeto de Lei) que cria 20 novos cargos na estrutura administrativa da GCM (Guarda Civil Municipal).
O texto foi aprovado por unanimidade na tarde da última quarta-feira (24), durante sessão extraordinária convocada a pedido do prefeito Toninho Bellini (PSD).
Na prática, o projeto eleva de 100 para 120 o número de cargos destinados a guardas civis municipais na cidade de forma a efetivar os novos agentes que estão em vias de concluir o curso de formação da GCM.
O vencimento mensal dos novos cargos é de R$ 2.488,80, com carga horária de 36 horas semanais. Na pauta da sessão extraordinária também estavam mais dois projetos, que foram lidos em plenário e encaminhados às Comissões Permanentes.
Um deles trata da criação do Centro de Acolhida Municipal para pessoas em situação de rua em Itapira. O outro versa sobre a Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, regulamentando o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), o Conselho Tutelar e o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Todos os textos são de autoria do chefe do Poder Executivo. Os vereadores entraram em recesso no dia 18 de dezembro e retornam no dia 1º de fevereiro, quando acontece a primeira sessão ordinária de 2024.